Pode tomar albendazol depois de comer?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Pode tomar o medicamento com alimentos? A interação do medicamento com alimentos é muito pequena, segundo os médicos entrevistados. No entanto, é recomendado consumi-lo à noite, depois do jantar, para diminuir o risco de desconforto gástrico.

O albendazol pode ser tomado durante ou após as refeições, ou de estômago vazio.

Medicamentos que podem causar redução da eficácia do albendazol:

  1. Carbamazepina.
  2. Fenobarbital.
  3. Fenitoína.
  4. Ritonavir.

Não se observaram interações relevantes com alimentos nem com exames laboratoriais.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

Ferver as roupas íntimas e de cama. Essas medidas se estendem a todos os membros da família. Os comprimidos deste medicamento podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.

O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

2. No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

A meia-vida do albendazol no plasma é de 8,5 horas. O sulfóxido de albendazol e os seus metabolitos são eliminados principalmente na bile, com apenas pequena proporção eliminada pela urina.

“Em linhas gerais, eu indico que o medicamento seja ingerido com o estômago vazio, porque a presença de alimentos atrasa a absorção do composto”, comenta o farmacêutico. Tomar uma hora antes ou duas horas depois da refeição seria um intervalo suficiente.