Como é o cheiro de clorofórmio?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

LÍQUIDO AQUOSO; SEM COLORAÇÃO; ODOR DE AMÊNDOA; AFUNDA NA ÁGUA; PRODUZ VAPOR IRRITANTE. EVITAR CONTATO COM O LÍQUIDO E O VAPOR. MANTER AS PESSOAS AFASTADAS. PARAR O VAZAMENTO, SE POSSÍVEL.

O clorofórmio é um líquido incolor com odor agradável e não irritante e um sabor ligeiramente adocicado. Só arde quando atinge temperaturas muito elevadas.

A inalação do clorofórmio causa desde excitação, euforia, impulsividade, agressividade, confusão, desorientação, visão embaralhada, perda de autocontrole, alucinação, sonolência, inconsciência até convulsões, decorrentes de estágios mais graves onde há intoxicação.

Isso é um aspecto muito preocupante, pois diluído em água, o clorofórmio é carcinogênico. O único uso benévolo do clorofórmio é como solvente, principalmente de borracha e verniz.

O principal efeito da inalação de clorofórmio por curto prazo é a depressão do sistema nervoso central. O uso do clorofórmio como anestésico foi interrompido devido a mortes por arritmia cardíaca e insuficiência respiratória.

O início dos efeitos, após a aspiração, é bastante rápido – de segundos a minutos no máximo – e em 15-40 minutos já desaparecem; assim o usuário repete as aspirações várias vezes para que as sensações durem mais tempo.

Neutralização com NaOH
O clorofórmio, obtido após a filtração sob leito de alumina neutra, foi deixado sob agitação com lentilhas de hidróxido de sódio (NaOH) durante a noite para neutralização do ácido clorídrico presente.

Como a mielina absorve o clorofórmio, o funcionamento do sistema nervoso central fica comprometido. Por isso, a substância causa confusão mental, torpor, sensação de anestesia, tonturas e até desmaios.

A inalação de solventes como éter, clorofórmio ou metanol poderia provocar entorpecimento e desmaio em poucos segundos, dependendo da concentração do produto. "O solvente se espalha muito rápido, ainda mais em ambiente pequeno como o carro.

O clorofórmio tem funções parecidas, mas é bem menos inflamável que o éter. Mesmo assim, a cena do vilão é inverídica porque os efeitos não são instantâneos. Uma pessoa pode precisar de 20 a 30 minutos respirando profundamente os vapores do éter ou do clorofórmio para ser apagada.

É fácil: fura o fundo da lata de spray antirrespingo de solda sem silicone, coloca num recipiente e mistura com soro fisiológico e essência de algum sabor, pra dar gosto. Só deixar descansar um pouco e depois põe nas latinhas para consumir".

A droga tem preparo clandestino que mistura benzina, clorofórmio, éter e essência perfumada.

O loló é usado como inalante; coloca-se um pouco em uma peça de tecido pequena e inala-se pelo nariz ou pela boca. Também é usado diretamente, inalando-se de uma latinha ou garrafa pela boca ou narinas, com efeitos parecidos ao do gás butano.

Clorofórmio faz a pessoa desmaiar rápido
O clorofórmio é um anestésico e realmente tem a capacidade de fazer uma pessoa desmaiar, mas para isso é necessário que o indivíduo inale a substância por cerca de 5 minutos.