Quanto tempo o clorofórmio faz efeito?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

O início dos efeitos, após a aspiração, é bastante rápido – de segundos a minutos no máximo – e em 15-40 minutos já desaparecem; assim o usuário repete as aspirações várias vezes para que as sensações durem mais tempo.

O clorofórmio tem funções parecidas, mas é bem menos inflamável que o éter. Mesmo assim, a cena do vilão é inverídica porque os efeitos não são instantâneos. Uma pessoa pode precisar de 20 a 30 minutos respirando profundamente os vapores do éter ou do clorofórmio para ser apagada.

A inalação de clorofórmio pode provocar tonturas, fadiga e dores de cabeça. A inalação ou ingestão de clorofórmio durante períodos alargados de tempo pode provocar danos ao seu fígado e rins.

Clorofórmio faz a pessoa desmaiar rápido
O clorofórmio é um anestésico e realmente tem a capacidade de fazer uma pessoa desmaiar, mas para isso é necessário que o indivíduo inale a substância por cerca de 5 minutos.

A inalação de solventes como éter, clorofórmio ou metanol poderia provocar entorpecimento e desmaio em poucos segundos, dependendo da concentração do produto. "O solvente se espalha muito rápido, ainda mais em ambiente pequeno como o carro.

Como a mielina absorve o clorofórmio, o funcionamento do sistema nervoso central fica comprometido. Por isso, a substância causa confusão mental, torpor, sensação de anestesia, tonturas e até desmaios.

Neutralização com NaOH
O clorofórmio, obtido após a filtração sob leito de alumina neutra, foi deixado sob agitação com lentilhas de hidróxido de sódio (NaOH) durante a noite para neutralização do ácido clorídrico presente.

O clorofórmio, conhecido também por triclorometano, é um líquido incolor e volátil que produz efeito anestésico, por ser muito volátil absorve calor da pele. O que ocorre é que com a temperatura reduzida, os nervos sensitivos não exercem suas funções e a sensação de dor também é diminuída.

O principal efeito da inalação de clorofórmio por curto prazo é a depressão do sistema nervoso central. O uso do clorofórmio como anestésico foi interrompido devido a mortes por arritmia cardíaca e insuficiência respiratória.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

Mire na têmpora. As têmporas ficam nas laterais do rosto, entre a linha do cabelo e a sobrancelha, na altura dos olhos; quando ela é atingida, o impacto chacoalha o cérebro a ponto de bater no crânio, causando o desmaio. Feche o punho e golpeie.

O que pode causar um desmaio?

  1. Uso de alguns medicamentos;
  2. Queda brusca da pressão arterial devido a mudança de postura (hipotensão ortostática);
  3. Calor em excesso;
  4. Problemas emocionais, como ansiedade, nervosismo e cansaço extremo.