O que significa desmaiar com o olho aberto?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quando alguém desmaia de olhos abertos, isso pode ser causado por convulsões tônico-clônicas generalizadas, episódio de desmaio prolongado ou síncope vasovagal. Leia abaixo para obter mais informações sobre as causas da perda de consciência e opções de tratamento.

No momento do desmaio, é ainda comum que os olhos fiquem desviados para cima e permaneçam abertos. Eles também podem fazer movimentos para um lado e para o outro, aparentando desorientação. A respiração durante o episódio de desmaio pode tornar-se ruidosa. Algumas pessoas ainda podem grunhir, gemer ou bufar.

Se você têm momentos de desmaios inexplicáveis ou desmaia várias vezes, deve procurar a ajuda de um médico.

Em uma convulsão, o paciente pode apresentar alteração do comportamento, ficando mais agressivo. A crise convulsiva é aquela que apresenta o “debater” muscular associado à atividade epiléptica. O desmaio é uma condição em que a pessoa perde a consciência, ela pode cair no chão e ficar desacordada por alguns minutos.

Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

Segundo Stephanie Rizk, o desmaio é uma perda abrupta da consciência, fazendo com que a pessoa perca a capacidade de ficar de pé. Na maior parte dos casos, o paciente recupera a consciência dentro de instantes e retorna quase que inteiramente ao normal.

O que pode causar um desmaio?

  • Doenças cardiovasculares, que comprometem o fluxo normal do sangue. É o caso da arritmia cardíaca, por exemplo;
  • Distúrbios metabólicos, como hipoglicemia (diminuição de açúcar no sangue), anemia e desidratação;

Caso encontre a vítima já desmaiada, checar a respiração é a primeira providência a ser tomada. “Se estiver respirando normalmente, procure elevar suas pernas”, sugere Aguiar. “Isso aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e ajuda a recobrar os sentidos”.

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.

Desmaio causado por estresse ou emoção intensa
Você pode ter experimentado um episódio de síncope ("desmaio") e é bastante provável que este evento esteja relacionado à Síndrome Vasovagal.

Comece por se sentar primeiro e respire com calma. Só deve voltar a tentar ficar em pé se não tiver sintomas. Se não se sentir bem e mantiver sintomas, deve deitar-se novamente. Se os sintomas persistirem, deve procurar ajuda médica.