O que causa desmaio noturno?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

As causas mais comuns de desmaio são: Emoções fortes (como medo, dor ou visão de sangue derramado) Tosse ou força ao evacuar ou urinar. Ficar em pé por tempo prolongado.

Nós estamos numa situação de repouso, os nossos batimentos cardíacos já diminuim. a nossa frequência, o a pressão sanguínea, tudo é mais lento, mais calmo na hora que nós estamos dormindo. E o desmaio. ou a ou mesmo a perda de consciência.

Causas do desmaio
Desmaio, em si, não é uma doença, mas pode ser consequência de outros quadros clínicos, como: doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, uso de diuréticos em doses mais altas, queda repentina de pressão causada por mudança de posição, cansaço extremo, nervosismo intenso e dores fortes.

Se você têm momentos de desmaios inexplicáveis ou desmaia várias vezes, deve procurar a ajuda de um médico.

O que pode causar um desmaio?

  • Doenças cardiovasculares, que comprometem o fluxo normal do sangue. É o caso da arritmia cardíaca, por exemplo;
  • Distúrbios metabólicos, como hipoglicemia (diminuição de açúcar no sangue), anemia e desidratação;

Deite-se ou sente-se com a cabeça entre os joelhos e espere que os sintomas passem. Deixe-se ficar algum tempo a descansar e quando se levantar, não o faça rapidamente. Comece por se sentar primeiro e respire com calma. Só deve voltar a tentar ficar em pé se não tiver sintomas.

É preciso estar atento a estes sintomas e deitar a pessoa imediatamente, antes que ela desmaie e possa se machucar com a queda. Com a pessoa deitada, é preciso levantar as duas pernas para cima, para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro. Naturalmente o fluxo de sangue irá voltar ao normal e a pessoa irá acordar.

Bom, a resposta é sim, é possível. Porém preciso destacar aqui que é algo bem raro, não é muito fácil de acontecer não? Isso porque quando nós estamos dormindo, nós já estamos em um estado de relaxamento mental, né? Nós estamos numa situação de repouso, os nossos batimentos cardíacos já diminuim.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos. Existem casos com duração de até 30 minutos.

As causas da pressão baixa podem ser inúmeras e estarem relacionadas a doenças cardíacas, volume de sangue reduzido, problemas nos rins, problemas nas veias e artérias, hábitos como manter períodos de jejum prolongado e, até mesmo, a postura, após o indivíduo ficar muito tempo deitado e se levantar de repente, já que ...

A médica também explicou que, geralmente, os desmaios possuem um “prenúncio”. Diferente do apresentador, pessoas que têm mal súbito costumam passar por sensações como tontura e notam o ambiente ao redor escurecer lentamente. Entre as principais causas do desmaio está a queda da pressão arterial.