Porque uma pessoa deitada não pode se levantar rapidamente?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Neste momento, o cérebro precisa de fluxo sanguíneo, e dormindo o bombeamento sanguíneo é mais lento nas mudanças cardíacas e é quando ele levanta apressado o cérebro não recebe sangue suficiente, causando desmaio e acidente vascular cerebral.

Se você levanta muito rápido, o líquido demora até interpretar essa mudança de posição, levando à tontura. Se isso acontece com bastante frequência, pode ser o caso de uma irritabilidade do labirinto, ou vertigem postural.

Por que sentimos tontura ao levantar? Quando nos levantamos depressa, mudamos de posição de forma súbita ou levantamos ou abaixamos a cabeça rapidamente, provocamos uma alteração na pressão arterial.

A tontura ao deitar tem múltiplas causas possíveis e deve ser analisada por um especialista. Uma das razões mais comuns é a labirintite, uma inflamação do ouvido interno que faz com que a pessoa sinta o mundo girando à sua volta, o que piora quando a pessoa se deita.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

O que desencadeia o escurecimento da visão quando uma pessoa se levanta rapidamente? Quando a pessoa levando muito rápido pode ter uma pequena alteração da pressão sanguínea, conhecida como hipotensão postural. Isso pode causar sensação de tontura ou de escurecimento da visão.

Algumas doenças cardíacas que podem dar tontura são: arritmias cardíacas, doenças nas válvulas cardíacas e coração grande. Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo, podendo em algumas vezes ser fatal, especialmente quando se demora para dar o diagnóstico do problema.

Temos nesse momento redução da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. A isso se chama hipotensão postural inicial e algumas pessoas apresentam o fenômeno de forma exacerbada, chegando a desmaiar e, por vezes, inúmeras vezes por dia.

Beber água
Tomar água em grandes quantidades aumenta o volume dos líquidos circulantes na corrente sanguínea, o que também eleva a pressão arterial e ajuda a combater a tontura. Para isso, é necessário beber um copo grande de uma vez e seguir se hidratando nos próximos minutos.

Como fazer
Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição. Após realizar o movimento por cerca de 40 segundos, o indivíduo pode abrir os olhos e notar se permaneceu no mesmo sentido ou se distanciou muito do lugar do “X”.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Entre os principais sintomas, estão:

  • Confusão mental.
  • Dificuldade para falar; falar com voz arrastada.
  • Dificuldade de locomoção.
  • Perda de equilíbrio.
  • Dormência na face, braço ou perna, especialmente de um lado do corpo.
  • Confusão ou apatia.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Dor de cabeça forte sem razão aparente.

alteração da sensibilidade ou sensação de formigamento nos membros de um​​ dos lados do corpo; perda súbita de visão em um ou nos dois olhos; dor de cabeça​ intensa e súbita; dificuldade para falar e compreender o que os outros estão falando.

Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo. Assimetria facial. Dificuldade na fala.

As causas da pressão baixa podem ser inúmeras e estarem relacionadas a doenças cardíacas, volume de sangue reduzido, problemas nos rins, problemas nas veias e artérias, hábitos como manter períodos de jejum prolongado e, até mesmo, a postura, após o indivíduo ficar muito tempo deitado e se levantar de repente, já que ...

A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça; Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.