Onde se localiza a ansiedade?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Evidências extensas indicam que a amígdala desempenha um papel importante nas reações de medo e ansiedade. O hipocampo faz parte da rede neural da ansiedade, participando da consolidação ou da evocação de recordações dolorosas.

O mecanismo da ansiedade
Para entender melhor o que é ansiedade e como tudo isso acontece no organismo, vale destacar uma estrutura localizada na parte mais profunda do cérebro chamada amígdala.

Um dos efeitos da ansiedade no corpo mais comuns é a dificuldade de respiração. Você pode ter sensação de sufocamento ou hiperventilação. É comum também sentir formigamento, tontura e/ou aperto no peito enquanto a respiração se torna curta e rápida.

Cérebro. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera no organismo um alto nível de adrenalina, responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.

De acordo com especialistas, problemas psicológicos como estresse, ansiedade e até mesmo a depressão podem ocasionar dores nas costas. O estresse libera uma descarga de adrenalina, gerando tensões musculares na coluna.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um tipo de ansiedade intensa, excessiva e persistente. Na TAG, a condição da ansiedade é permanente, interferindo na qualidade de vida do portador de forma significativa.

Sintomas físicos: os principais interferem na respiração, como a falta de ar ou a hiperventilação. Dor no peito e taquicardia (coração acelerado) também. "Algumas pessoas suam em excesso, apresentam formigamento, tremores e tensão muscular. Podem ter, ainda, ondas de calor ou calafrios.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.