É normal sentir tontura na ansiedade?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Em alguns casos, o aumento da frequência cardíaca e a hiperventilação podem diminuir o fluxo sanguíneo no cérebro e provocar tonturas ou sensação de atordoamento durante a crise.

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:

  1. Tomar um ar. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce.

Tontura psicológica (emocional)
Este tipo de tontura possui relação direta com nosso subconsciente e consciente. Pessoas que têm problemas emocionais ou psicológicos, quando estão em estado de crise, tendem a perder o ritmo da respiração, causando alterações graves.

As crises de labirintite emocional também se assemelham às crises de labirintite comum: em ambos os casos, as crises podem ocorrer espontaneamente, podendo durar de alguns minutos a várias horas.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Algumas doenças cardíacas que podem dar tontura são: arritmias cardíacas, doenças nas válvulas cardíacas e coração grande. Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo, podendo em algumas vezes ser fatal, especialmente quando se demora para dar o diagnóstico do problema.

Doenças cardíacas que causam tontura
Podem surgir dois tipos de doença: a estenose aórtica ou a regurgitação mitral.

Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.

Nesse caso, a tontura costuma ser descrita como sensação de atordoamento, desequilíbrio ou cabeça pesada, e pode acontecer em qualquer lugar ou momento do dia.

Erva-doce, limão, mel ou gengibre.

Várias disfunções e doenças podem causar tontura constante (ou “labirintite”, como a tontura é referida popularmente), algumas de forma contínua, outras em episódios.

A ansiedade afeta as pessoas de maneiras distintas, podendo causar inquietação e dificuldade para dormir. Em alguns indivíduos, provoca também um barulhinho irritante nos ouvidos, uma espécie de zumbido constante. A gravidade varia, podendo ser algo que nos desconcentra ou perturba, afetando a qualidade de vida.

Conhecido como hipotensão postural ou tontura ortostática, esse quadro está ligado a uma queda abrupta da pressão arterial que compromete a irrigação sanguínea do cérebro. Episódios breves de tontura ao levantar da cama, abaixar a cabeça ou mudar de posição rapidamente são muito comuns.