Faz mal tomar muito Lacto-purga?

Perguntado por: alacerda5 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

O uso a longo prazo em altas doses pode causar diarreia crônica, dor abdominal, diminuição do potássio no sangue, produção excessiva do hormônio aldosterona, causando aumento da pressão arterial e cálculo renal.

Lacto-Purga® não deve ser utilizado diariamente por período prolongado sem investigação da causa da prisão de ventre. O uso por longo tempo pode provocar a perda de líquidos, sais minerais e a diminuição de potássio no sangue.

Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar. Crianças com mais de 6 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar. A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças.

A pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

O excesso dos laxantes pode causar também os problemas em outros órgãos. É comum acontecer problemas renais e/ou cardíacos em função da eliminação de eletrólitos que são importantes para o funcionamento dos mesmos, como as vitaminas e o cálcio.

Muvinlax®, laxante do tipo osmótico, estimula o aumento do volume e frequência das evacuações sem causar irritação no intestino.

Como usar. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem serem mastigados ou cortados, com o auxílio de água para facilitar a ingestão. É aconselhado tomar Lacto Purga a noite, para que a evacuação aconteça já pela manhã. A dosagem aconselhada é de 1 a 2 comprimidos por dia, ou conforme a solicitação de seu médico.

Não duplique a dose na próxima tomada. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou de cirurgião-dentista. Lacto-Purga® não deve ser utilizado diariamente por período prolongado sem investigação da causa da prisão de ventre.

Reações adversas: duranteo uso de LACTO PURGA podemocorrer episódios de desconforto abdominal, incluindo cólicas e dor abdominal (que podemestar associadas com náusea e/ou vômito). Diarréia tem sido observada. Há relatos isolados de angioedema, reações anafilactóides em associação com a administração de LACTO PURGA.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Falso emagrecimento
Por estimular o intestino e facilitar a evacuação, o uso de laxante pode dar a falsa impressão de emagrecimento, já que, com o intestino vazio, a barriga parece menor ou menos inchada.

Algumas opções de laxante natural para prisão de ventre são:

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

A resposta é simples: não, o laxante não emagrece. Ele não é capaz de fazer o corpo eliminar a gordura acumulada. Contudo, a nutróloga Fernanda Cortez explica que a falsa sensação de perda de peso acontece devido à redução do inchaço e à perda de líquidos provocados pelo funcionamento mais rápido do intestino.

O uso de laxantes a longo prazo pode trazer diversos problemas de saúde. A dependência é uma delas, já que “o intestino pode passar a funcionar apenas quando é estimulado pelo medicamento”, diz Kimberly. Pode também causar inflamação intestinal e diminuir a absorção de minerais e vitaminas essenciais para o organismo.