Qual é o objetivo da brincadeira quente ou frio?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Quente ou frio é uma brincadeira bem tradicional e muito animada! Uma pessoa será responsável por esconder um objeto, os demais devem procurar o objeto escondido enquanto quem o escondeu dá dicas conforme estejam próximos (quente) ou longe (frio). Esta brincadeira desenvolve percepção, concentração e raciocínio lógico.

Tendo por objetivos: desenvolver a percepção visual, aprender assuntos referentes ao clima e perceber as roupas adequadas para cada temperatura. Com muitas descobertas e por meio de muita ludicidade, as crianças aprenderam que os dias nem sempre são iguais quanto a seus aspectos naturais.

Nessa atividade, uma criança é vendada enquanto as outras escondem um objeto. Então, a criança escolhida passa a procurar tal objeto e recebe dicas dos colegas através das palavras “quente” ou “frio”. Quanto mais perto se está de encontrar o objeto, mais “quente”; ao passo que quanto mais longe, mais “frio”.

É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

Construir com tijolinhos de gelo estimula a experimentação, a criatividade e as formas de expressão. Vamos convidar as crianças para brincar? No Externato Aldeia, em Pinheiros, Brincar com Gelo é mais uma das atividades com água que estimulam a criatividade dos pequenos.

você vai pensar em determinada situação eu vou ser fria. mas em determinada situação eu vou ser quente. e dessa forma eu farei com que ele me ama.

INDICAÇÃO PARA APLICAÇÃO DE CALOR: Aliviar a dor, edema, finalidade terapêutica, promover uma melhor circulação por meio da vasodilatação, aumentar a temperatura corporal, facilitar a flexão de articulação e músculos contraídos.

O inverno pode representar os momentos de nossas vidas em que precisamos diminuir o ritmo para ouvir nosso mundo interno. De qualquer maneira, observando os ciclos da natureza muito se pode aprender e muitas metáforas podemos trazer para nosso crescimento.