Como fazer uma lavagem no reto?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 14 votos

Como fazer lavagem intestinal?

  1. O equipamento de aplicação (sonda, cateter ou aplicador retal) é lubrificado;
  2. Ele é introduzido na região anal;
  3. A solução líquida laxativa é aplicada;
  4. O equipamento é retirado cuidadosamente;
  5. O paciente precisa esperar a ação do laxativo para, enfim, ir ao banheiro evacuar.

Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. Dê preferência ao sal marinho ou sal do Himalaia. Esta limpeza é recomendada sobretudo para episódios de constipação ou irregularidades intestinais. A dica é beber a água salgada de uma vez, com o estômago vazio.

É um procedimento que efetua a limpeza das vísceras (intestino grosso) que consiste na aplicação e drenagem de uma solução no reto, utilizado um cateter ou aplicador podendo utilizar método manual de pressão ou gotejamento, promovendo a retirada de resíduos fecais, que são fontes de processos intoxicativos do corpo.

O ideal seria introduzir lentamente toda a água, esperar cerca de 10 minutos na mesma posição e depois evacuar. Se não conseguir, pode dividir a quantidade total da água por 3 vezes. Pare a introdução de água quando sentir movimentos no intestino, evacue e repita a operação até usar toda a água.

Com uma quantidade suficiente de líquido (água, glicerina, soluções vendidas em farmácia para enema) para lavar o seu reto, o que dá em torno de 200-300 mL. Existem diversas formas de se realizar a lavagem retal.

Isso evita reações que possam provocar lesões. Na sequência, o paciente deve ser colocado em posição de decúbito lateral para melhor introdução da sonda (ou cânula). Só então a sonda (já lubrificada) deve ser inserida suavemente pelo ânus até atingir o reto (cerca de 7cm a 10cm).

Minilax é um medicamento indicado para o tratamento da constipação intestinal, pois atua como laxante. O medicamento ajuda na normalização do intestino após procedimentos operatórios e no pós- parto. Também é utilizado para promover limpeza intestinal completa antes de exames clínicos.

É possível fazer a distinção entre dois tipos de enemas: os enemas de limpeza (ou evacuação) e os enemas de retenção. Os enemas de limpeza são usados para o tratamento da constipação intestinal, de fecalomas ou de retenção fecal em geral.

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

Dulcolax é um laxante de ação rápida que proporciona.

A chuca, também conhecida como "ducha higiênica" ou enema, é a lavagem com a introdução de pequena quantidade de água dentro do reto e do ânus. Um dos objetivos é evitar que fezes saiam durante a relação. Para realizar o procedimento, são usados cerca de 150 ml de água.