Quais são os tipos de prostituição?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Prostituição “Clássica”. Prostituição no Turismo Sexual. Turismo Sexual. Exploração Sexual.

Prostituição constitui-se como a troca consciente de favores sexuais por dinheiro e, por mais que seja uma “profissão” muitas vezes tida como última “solução” para aquelas e aqueles marginalizados, ela não constitui um tipo penal.

A “prostituição sagrada” ou sexo ritualístico seria uma prática ligada à religião, na qual mulheres comuns e sacerdotisas (as “prostitutas sagradas”) teriam relações sexuais com quem as procurasse com objetivo de ser abençoado com fertilidade, seja para si, esposa, terras ou animais.

A prostituição é uma manifestação da Questão Social, sendo considerada por alguns autores e entidades nacionais e internacionais como uma categoria profissional, isto é, trabalho, assim como uma "transação econômica".

Entretanto, o Estado brasileiro reconhece desde 2002 a profissão de prostituta, ano em que o Ministério do Trabalho oficializou a profissão em sua Classificação Brasileira de Ocupações, item 5198, definindo quem a pratica como sendo a profissional do sexo, garota de programa, garoto de programa, meretriz, messalina, ...

Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Ser dono de prostíbulo só é crime se houver exploração de serviços sexuais alheios. Não é crime manter um estabelecimento no qual sejam oferecidos serviços sexuais, desde que quem esteja se prostituindo não esteja sendo forçado nem seja vulnerável.

Com uma pequena pesquisa na internet, pode-se constatar que as casas de prostituição são conhecidas por seus diferentes nomes: lupanar, prostíbulo, privê, bordel, zona, casa da luz vermelha, casa das primas, casa de facilidades, cabaré, puteiro, etc.

Para tanto, foi investigada a Pomba-Gira no imaginário das prostitutas, procurando compreender qual representação em nível imagético e os usos correntes que as prostitutas fazem da referida entidade.

ishtarîtu33

A ishtarîtu33 era uma mulher independente de seu marido pelo fato de ser dedicada a uma divindade, a deusa Ishtar (ASSANTE,1998, p.