Porque precisa de testemunha para casar no civil?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Elas assinarão o documento que comprova que não existe nenhum impeditivo para a realização do casamento. É importante ressaltar alguns pontos sobre as testemunhas da habilitação.

O casamento é celebrado em uma sala de audiência, por um Juiz de Paz. É preciso que duas pessoas, no mínimo, estejam presentes como testemunhas.

Quantas testemunhas para casamento civil
Ao dar entrada e durante a realização da cerimônia do casamento civil, o casal precisa estar acompanhado de pelo menos 2 testemunhas. As testemunhas do casamento civil servem para atestar a união do casal e são presença obrigatória no cartório.

A agenda dos casais é realmente bastante atribulada por conta dos preparativos e organização do casamento e muitas pessoas fazem o mesmo questionamento: posso dar entrada no casamento civil sozinha? Infelizmente não. O casal precisa ir junto ao cartório para realizar e assinar a entrada do processo de casamento civil.

CPF original; Certidão de nascimento original de ambos; Certidão de casamento anterior na qual conste o registro do divórcio; Cópia de sentença ou escritura pública de divórcio (se não for apresentado documento de partilha, o casamento será feito com separação de bens).

Padrinhos. O casamento só é válido com a presença de duas testemunhas. Os noivos podem escolher duas testemunhas e dois padrinhos para este dia.

Tanto a quantidade de padrinhos no casamento civil, no cartório, como a cerimônia religiosa, em uma igreja, têm o mesmo número obrigatório de padrinhos: dois (2). No caso, eles são as testemunhas do casamento, e são necessárias apenas duas (2) testemunhas.

As testemunhas para o casamento deverão ser duas pessoas conhecidas do casal, maiores de 18 anos, inclusive parentes (exceto pais e avós).

O valor do casamento no Cartório, com a opção de Cerimônia Religiosa com efeito Civil, é de R$ 539,56 (já incluso a taxa de publicação do jornal). Se o casamento for em diligência, ou seja, fora do cartório, o valor será de R$ 1.758,65.

60 dias

O processo leva em torno de 30 a 60 dias. Para dar início ao procedimento os noivos e as três testemunhas deverão comparecer ao cartório na data agendada com a documentação original exigidas para o processo de habilitação.

2) DOCUMENTOS DAS TESTEMUNHAS: Duas testemunhas conhecidas dos pretendentes têm que vir ao Cartório para dar entrada nos papéis juntamente com os pretendentes. Elas têm que ser maiores de idade, saber assinar e apresentar original da identidade e do CPF (as testemunhas podem ser parentes dos pretendentes).

No ato da cerimônia do casamento os noivos deverão estar acompanhados de duas testemunhas (os padrinhos), que podem ser parentes ou não. Estas testemunhas poderão ser as mesmas que compareceram no início do processo de Habilitação e não há necessidade de ser um casal.