O que acontece se tomar a pílula duas vezes no mesmo dia?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Tomei 2 comprimidos do anticoncepcional no mesmo dia por engano. O que fazer? Nada. Tome a pílula normalmente no dia seguinte como se nada tivesse acontecido.

Hoje sabemos que o uso do anticoncepcional sem intervalos não traz nenhum malefício a saúde da mulher. Além disso, proporciona a opção de não menstruar ou, se menstruar, permite a escolha do momento em que vai ocorrer.

Além dos riscos para o organismo como alterações no ciclo menstrual, podendo acarretar em sangramentos mais intensos e até hemorragias vaginais, o uso excessivo das pílulas do dia seguinte pode comprometer a sua eficácia, ou seja, quanto mais se usa, maiores as chances dela não funcionar e a gestação acontecer.

O recomendável é que seja usada, nó máximo, de três a quatro vezes por ano. Se a mulher toma o anticoncepcional tradicional, por exemplo, não precisa usar a pílula do dia seguinte.

Apesar da pílula ser extremamente eficaz quando usada em até 24 horas após a relação sexual, ela não é infalível. Por isso, o ideal é tomar a pílula o mais rápido possível para ficar dentro das maiores chances de sucesso, que estão entre 12 e 24 horas após o ato sexual.

Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.

Esquecimento por mais de 24 horas
Se você esquecer uma pílula e atrasar a seguinte, os problemas na eficácia do anticoncepcional são ainda maiores e o ideal é tomar então dois comprimidos e se proteger com a camisinha. “Nesses casos orientamos sobre os riscos de ovular e/ou ter escapes”, contextualiza Paula.

Quantas vezes posso tomar a pílula do dia seguinte? Não existe um limite estabelecido. Apesar de não ser recomendado, a PDS pode ser tomada mais de uma vez por mês. Se você teve uma relação sexual desprotegida, tomou a PDS e voltou a ter relações 3 a 5 dias depois, a pílula do dia seguinte pode ser tomada novamente.

Como a pílula do dia seguinte age? Ela atua antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado.

Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos.

Os médicos orientam que o ideal é a mulher tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida, já que o prazo limite de eficácia é de até 72 horas após a relação e, depois desse período, torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após ...

A pílula do dia seguinte funciona no período fértil? A eficácia é menor nesse caso. “Se a relação sexual aconteceu no período fértil e você usou a pílula do dia seguinte, a falha pode aumentar para quatro vezes, ou seja, a proteção de 98% cai para 92%”, alerta.

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação.

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.