Pode tomar uma cartela de anticoncepcional seguida da outra?

Perguntado por: aperalta2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Não. O sangue menstrual nem é formado quando se usa o anticoncepcional nos esquemas contínuo ou estendido.

Você pode emendar as cartelas sem comprometer a eficácia. Mas pode acontecer esses escapes. Na troca de medicação Ciclo 21 para Level sempre recomendo o uso de preservativo no primeiro mês para ter mais segurança.

Menos de 12h de esquecimento - Deve-se tomar o comprimido assim que lembrar, mas fique atenta para não esquecer novamente; Mais de 12h de esquecimento - Deve-se tomar o comprimido, mesmo que seja junto com o próximo.

Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.

Pílulas combinadas – estrogênio e progestina
Se o atraso for maior que 12 horas, tome a pílula assim que se lembrar, mas mantenha o horário da próxima inalterado, mesmo que isso signifique tomar duas pílulas no mesmo dia.

Para a maioria das mulheres, é possível emendar cartelas anticoncepcionais, sem nenhum risco para saúde.

A menstruação não veio na pausa
Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

Esquecer de tomar o anticoncepcional pode causar uma lacuna hormonal no seu ciclo. Isso abre chances para uma ovulação que resulta em gravidez.

Para emendar a cartela de anticoncepcional basta não fazer a pausa indicada entre uma cartela e outra.

Emendar as cartelas não causam nenhum prejuízo as mulheres. No entanto, se o intuito for não menstruar, o ideal seria trocar para uma pílula contínua que não tenha pausa. Isso porque, ao usar mais do que 3 cartelas seguidas do anticoncepcional que tem pausa, podem ocorrer escapes ou sangramentos irregulares.

Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.

“A eficácia da pílula pode sofrer interferência de medicamentos, como por exemplo alguns antibióticos. Pode ser comprometida também por problemas intestinais, consumo de certos tipos de chá, quadros de vômito e diarreia. O ideal é procurar orientação médica a qualquer alteração”, explica.

Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.

De acordo com a ginecologista, ao parar de fazer a contracepção oral, o corpo volta a funcionar normalmente como antes da pílula. "Começa a produção de hormônios que irão promover a ovulação. Sendo assim, a paciente já poderá engravidar no primeiro mês após a interrupção do anticoncepcional", explicou Karla.

10. Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional? "Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral."