Faz mal tomar anticoncepcional na hora errada?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Aquelas que contêm estrogênio e progesterona possuem uma flexibilidade maior, sendo possível tomá-las até três horas depois do horário sem comprometer a eficácia.

Mais de 12h de esquecimento - Deve-se tomar o comprimido, mesmo que seja junto com o próximo. Atenção: neste período, a proteção do contraceptivo é reduzida, portanto, recomenda-se o uso de preservativo por sete dias; Se o comprimido esquecido por mais de 12h for referente à primeira semana da cartela, cuidado!

Só é possível engravidar tomando anticoncepcional se tomar da forma errada. Como explicado ao longo do texto, existe sim a chance de engravidar tomando anticoncepcional. Contudo, ela é de apenas 1%, especialmente nas situações em que o remédio é utilizado de forma adequada.

Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias. Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela.

No caso das caixas de 28 dias, tomar as pílulas fora da ordem pode implicar em tomar as pílulas de placebo no momento incorreto do ciclo de pílulas, o que aumenta o risco de uma gravidez.

Barbitúricos. O fenobarbital (barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes) e o tiopental (barbitúrico de curta duração indicado para a indução da anestesia geral e também indicado para o controle de convulsões) são outras drogas que podem diminuir o efeito dos contraceptivos orais.

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação.

Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.

Escolha criteriosamente o horário para tomar o anticoncepcional. Opte por períodos em que você sabe que será mais tranquilo de lembrar do “compromisso” com o anticoncepcional. Os horários mais indicados são pela manhã, ao acordar, no horário do almoço ou ainda de noite, antes de dormir.

A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

Se você esqueceu de tomar pílulas de (apenas) progestina: Se você tomar uma pílula exclusiva de progestina com mais de 3 horas de atraso (ou mais de 12 horas se contiver 75 µg de progestina desogestrel (3)), tome uma pílula o mais rápido possível, mesmo se você tiver que tomar duas pílulas no mesmo dia.

Esquecimento por mais de 24 horas
Se você esquecer uma pílula e atrasar a seguinte, os problemas na eficácia do anticoncepcional são ainda maiores e o ideal é tomar então dois comprimidos e se proteger com a camisinha. “Nesses casos orientamos sobre os riscos de ovular e/ou ter escapes”, contextualiza Paula.

"As mudanças só podem ser feitas após as pausas entre um ciclo e outro." Mas, para não esquecer e para não falhar, a dica é manter sempre o mesmo horário para tomar a pílula anticoncepcional.

Lembre-se: 12 horas é considerado o período máximo de atraso. A recomendação dos ginecologistas é não extrapolar as 2 horas para não cultivar um hábito de esquecimento.

A falha está ligada ao ato de tomar o anticoncepcional de forma irregular. Em pouquíssimos casos, a falha pode ocorrer por má absorção causada por vômitos, diarreia ou uso de algumas medicações que diminuam a absorção do hormônio.

O consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas também podem comprometer o desempenho da pílula. Mulheres que fazem uso frequente dessas substâncias devem ficar atentas”, alerta a médica. Quadros de vômitos ou diarreia podem cortar o efeito da pílula, se ocorrerem até quatro horas depois de sua ingestão.