Quais os tipos de ducha Higienica?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 11 votos

As duchas higiênicas na decoração

  • Ducha Higiênica com Registro;
  • Ducha Higiênica com Registro e Derivação;
  • Ducha Higiênica Manual Avulsa;
  • Ducha Higiênica sem Registro.

Hoje, é possível encontrar a ducha higiênica de diferentes tipos, entre eles a normal com jato de água, aquecida e elétrica. Contudo, é importante entender a diferença entre elas e se é compatível com o seu banheiro.

Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso, porém, segundo Camila, em algumas situações precisa fazer “o máximo que você pode com a ferramenta que você tem”.

Mas o que é ducha com derivação? É a tradicional ducha higiênica, mas ela ao invés de ser alimentada por um cano normal de água fria, ela é alimentada ou pela caixa acoplada do vaso ou pela pia. Por esse motivo, ela se torna uma ótima alternativa para quem não quer abrir mão da ducha e não quer fazer obra.

Ela consiste em um cano flexível ligado a uma válvula ou gatilho que controla o fluxo de água. Geralmente, a ducha higiênica é instalada próxima ao vaso sanitário, facilitando o acesso e o uso. Ao acionar a válvula ou gatilho, a água flui através do cano flexível e permite a limpeza adequada da área íntima.

A chuca, também conhecida como "ducha higiênica" ou enema, é a lavagem com a introdução de pequena quantidade de água dentro do reto e do ânus. Um dos objetivos é evitar que fezes saiam durante a relação. Para realizar o procedimento, são usados cerca de 150 ml de água.

Modo de usar
De fato, o uso é bem simples. Basta acionar o seu comando para liberar o jato de água. Lembre-se de controlar a temperatura da água para que a limpeza seja agradável, pois a água excessivamente quente pode machucar. Para que a higienização seja completa, tenha por perto sabonete neutro líquido.

Não, a ducha higiênica não traz risco se usada na parte externa do ânus, mesmo se for diariamente. Alguns médicos, inclusive, não recomendam o uso de papel higiênico para se limpar depois de fazer cocô. Isso porque a pessoa pode acabar passando a folha várias vezes ou com força na região, o que pode machucar a pele.

ducha vaginal pode aumentar riscos de candidíase
Ou seja, ducha vaginal e candidíase estão relacionadas. Isso porque fazer a ducha com frequência pode gerar um desequilíbrio na flora e no pH, e essa é uma das possíveis causas para o aparecimento da infecção.

A ducha higiênica simples é uma pequena mangueira, com um chuveirinho na ponta, que geralmente fica localizado ao lado do vaso sanitário.

Instalada ao lado dos vasos sanitários, muitas pessoas voltaram a aderir essa peça nos projetos, devido à funcionalidade e praticidade para utilizá-la. Além de proporcionar uma limpeza mais eficaz, esse acessório diminui o risco de lesões e infecções e, por isso, é altamente recomendada pelos médicos.

De acordo com José Maria Soares Jr., professor do departamento de ginecologia da Unifesp, essa técnica não é recomendada em nenhum caso, inclusive como método contraceptivo, por não funcionar. "A ducha danifica a mucosa e destrói a flora vaginal, que é responsável por proteger a região contra infecções", explica.