Como a fibromialgia afeta os dentes?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

também se queixaram de dificuldades para abrir a boca e mastigar. Este estudo mostra que os pacientes com fibromialgia frequentemente sofrem de sintomas de DTM e que a intensidade da dor está correlacionada com a dor geral no corpo. Esses achados indicam que a fibromialgia é uma das causas da DTM.

Geralmente ocorrem queixas de dores musculares na região de masseter e temporal, dores na região cervical e ainda, ardência bucal. No tratamento odontológico de rotina é necessário levar em conta que estes pacientes necessitam de um controle de dor individualizado às suas necessidades.

A doença provoca dores por todo o corpo e pode causar grande impacto na qualidade de vida. Quase todo mundo já sentiu dor nas costas alguma vez na vida, mas o paciente com fibromialgia pode não só sentir dor nas costas, mas também nas pernas, nos ombros e em vários outras regiões do corpo simultaneamente.

O paciente ainda pode ser acometido por sonolência, sensação de edema nas mãos, dor de cabeça, síndrome do cólon irritável (diarreia crônica) e outros distúrbios gastrointestinais, síndrome de Raynaud (alteração temporária na coloração da pele) e bruxismo (ato de apertar e ranger os dentes durante a noite).

O que sabemos é que a pessoa que tem FM possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Desta maneira, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

Os olhos também podem ser atingidos, ocasionando sintomas como: Vermelhidão, dor, fotofobia (hipersensibilidade a luz), visão embaçada, alteração na identificação das cores e no campo visual. No segmento posterior do olho podem ocorrer vasculites, lesões oclusivas de vasos da retina, neurite óptica, entre outros.

O cérebro de pacientes com fibromialgia
Ainda, já foi visto consistentes reduções no volume de substância cinzenta em regiões envolvidas nas dimensões afetivas e cognitivas da dor, como o córtex cingulado anterior-médio e o córtex pré-frontal medial. Em crianças, tais achados ainda não eram bem estabelecidos.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

Atualmente, as pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica têm direito a receber atendimento integral pelo SUS (incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia) e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas, inclusive fisioterapia e atividade física.

Estima-se que a fibromialgia afeta o sono de 95% dos portadores, causando dificuldade para dormir ou manter-se adormecido.