Quem tem fibromialgia pode pegar em peso?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

PESSOAS COM FIBROMIALGIA PODEM OBTER MAIS RESISTÊNCIA À DOR FAZENDO MUSCULAÇÃO. Vamos começar pela boa notícia. Cientistas notaram que levantar peso de duas a três vezes por semana resulta em uma melhora geral na qualidade de vida dos pacientes de fibromialgia.

“O excesso de qualquer prática esportiva tende a piorar as dores típicas da fibromialgia”, contrapõe Angela. Para não se arrepender depois, o ideal é começar com pesos bem leves e, orientado por um especialista, aumentar a intensidade aos poucos.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

O exercício é como um medicamento que previne diversas condições e até melhora nossa saúde. Se você tem fibromialgia, no entanto, apenas mover seu corpo pode ser um grande trabalho. Mas acredite, fazer atividades físicas é, sim, possível e inclusive muito indicado nesses casos.

Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.

A dor pode piorar com o estresse, a falta de sono e até o clima. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas muitos gatilhos podem estar envolvidos no desenvolvimento da fibromialgia. Os pesquisadores acreditam que ela é um problema na maneira com que o cérebro interpreta e transmite os sinais de dor.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Aposentadoria por incapacidade permanente
Nesta possibilidade, a fibromialgia precisa ser entendida como uma doença que impossibilita a pessoa de trabalhar de forma definitiva por causa de tantas reações no corpo.

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã.

Para quem tem fibromialgia é importante manter um programa regular de sono e evitar ao máximo possível situações estressantes, pois o sono insatisfatório e o estresse emocional podem agravar os sintomas. Além disso, realizar exercício físico regular também é fundamental.

Fraqueza, que em alguns casos pode ser o aspecto mais importante da fibromialgia. Pessoas referem cansaço, falta de energia ou fadiga muscular. Pode se tornar difícil subir escadas, ter “força” para ir fazer compras ou mesmo trabalhar.

Um estudo de 2010 publicado na "Arthritis Research & Therapy" descobriu que as atividades diárias regulares, como subir escadas, fazer jardinagem ou fazer tarefas domésticas, podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o condicionamento diário das pessoas com fibromialgia.