Quanto tempo leva para o HPV se manifestar?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem, aproximadamente, entre dois e oito meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.

Sim, é possível contrair a infecção pelo HPV e não manifestar nenhum sintoma durante muito tempo e, posteriormente, ter alguma lesão mais grave. Isso ocorre em pequena porcentagem de pessoas que não eliminam espontaneamente o vírus pela imunidade própria.

Embora seja geralmente assintomático, há uma chance de apresentar verrugas genitais. O ginecologista também verifica alterações cervicais anormais desencadeadas pelo HPV como parte dos exames de rotina. Tenho algumas protuberâncias estranhas ao longo da linha da calcinha.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

O Que São Verrugas Genitais. As verrugas são definidas como tumorações benignas, ou seja, pequenos caroços carnudos, que podem estar presentes em diversas partes do corpo. Apesar de estarem fortemente associadas a quadros de HPV, as verrugas genitais podem derivar de papilomatose vestibular, fibroma mole e nevus.

Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.

Para realizar o exame, é necessário coletar uma pequena amostra de secreção do colo do útero e vagina no caso das mulheres. A amostra pode também ser coletada na secreção anal ou bucal quando se quer verificar se o vírus está nesses locais. Em homens coletar o exame nas secreções da glande, uretra ou pênis.

Minha parceira/meu parceiro disse que tem HPV – isso significa que eu também tenho o vírus? Não necessariamente, mas a infecção por HPV geralmente afeta a ambos os parceiros dentro de alguns meses.

Após a cura de uma lesão por HPV, ainda existe a possibilidade de infectar meu parceiro (a)? Sim, claro que existe. Mas na verdade, a ciência ainda não conhece a taxa de risco de transmissão das lesões subclínicas.

O papilomavírus humano pode ficar incubado por até 20 anos – Jornal da USP.