Como saber se a pessoa tem direito ao PIS?

Perguntado por: dparis2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Tem direito ao pagamento do PIS o trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada. Além disso, deve ter exercido atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias no ano-base de pagamento. Vale destacar também que é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.

Afinal, quem tem direito ao PIS/PASEP?

  1. Ter trabalhado 30 dias (ou mais) no ano anterior;
  2. Ter recebido até dois salários mínimos por mês no ano anterior.

Em adição aos aplicativos, há também a opção de consultar o PIS por meio do Atendimento Caixa ao Cidadão, através do número da Caixa para consultar PIS 2023: 0800 726 0207. Além de informar se você tem direito, é possível verificar qual o valor que irá receber, caso tenha direito ao abono.

É necessário que o cidadão tenha uma conta no site do governo e que ela seja de nível prata ou ouro. Após acessar o site e entrar na conta, o usuário terá 30 minutos para verificar as informações sobre o recebimento, a instituição que fará o pagamento e a conta escolhida para receber o montante.

SAQUE DAS COTAS DO PIS-PASEP
A CAIXA informa que os trabalhadores que possuem saldo de cotas do PIS-PASEP têm até 5 de agosto para solicitar o saque dos valores pelo Aplicativo FGTS. Após esse prazo, os valores não sacados serão transferidos para o Tesouro Nacional.

Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

Para sacar o extrato do PIS pelo aplicativo do FGTS basta seguir estes passos:

  1. Faça login no aplicativo do FGTS no seu celular com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Clique na mensagem “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Verifique seus dados e confirme o saque.

Valores a Receber pelo CPF – Consulta da 2ª Fase
Para consultar se você tem valores para sacar, é só informar o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.bcb.gov.br/. Lembrando que, por enquanto, esta consulta se encontra em período de suspensão.

Para saber se você tem ou não algo a receber, basta acessar o site Valores a Receber, do Banco Central, informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a data de nascimento ou da abertura de empresa.

Consulte pelo telefone
Também é possível consultar seu benefício e saldo disponível por telefone. Veja abaixo os números para os quais você pode ligar e obter informações: Atendimento Caixa Tem: número 111; Central do Ministério da Cidadania: número 121.

Pelo aplicativo FGTS
Assim como na Carteira de Trabalho Digital, é possível conferir o número do seu PIS dentro de um dos contratos registrados no aplicativo do FGTS. Baixe o app na loja de aplicativos do seu celular (disponível para iOS e Android). Entre no app, informe seu CPF e clique em Próximo.

Como sacar o PIS no aplicativo do FGTS?

  1. Faça login no aplicativo do FGTS com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Clique na mensagem “Você possui saque disponível”;
  3. Selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  4. Verifique seus dados e confirme o saque.

O aplicativo CTPS Digital, disponível grátis para Android e iPhone (iOS), permite fazer a consulta usando o CPF e outras informações pessoais. Também é possível saber o número do PIS pelos telefones da Caixa e até em sites oficiais, como o do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

VOCÊ SABIA QUE SE ESTIVER DESEMPREGADO POR MAIS DE 3 ANOS, VOCÊ PODE SACAR O PIS?

Os trabalhadores que estiverem cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos 5 anos, que tenham recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos no ano-base de referência e que tenham sido registrados em carteira de trabalho durante pelo menos 30 dias no ano-base têm direito ao PIS em 2023 ...

Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021. Para receber o abono, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base.