Como saber que a couve está estragada?

Perguntado por: iquarteira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A couve própria para consumo deve ter folhas rígidas e bem verdes, sinal de que ainda é rica em clorofila. Pontos pretos, muitos furos ou manchas amarelas indicam que a couve está velha, perdendo nutrientes e sabor e deve ser descartada. O alimento tampouco deve apresentar folhas murchas ou molengas.

Esteja sempre atento aos sinais de apodrecimento! Se a couve estiver com pontinhos pretos, mofada ou com furos em excesso, ela não deve ser consumida. Além disso, ela não pode apresentar folhas murchas e molengas.

Geralmente, as folhas amareladas ainda são seguras para comer. Entretanto, é válido considerar que a textura e o sabor podem ser afetados. Alguns preferem remover as partes amareladas antes de cozinhar, o que também pode ajudar a minimizar possíveis alterações no gosto.

A couve-flor é um alimento bastante durável se armazenado corretamente. Para verificar se o vegetal está bem fresco, observe o que estiver mais claro e sem manchas escuras. Se as folhas estiverem muito murchas ou as flores apresentarem pontinhos pretos, é melhor evitar.

As suas folhas têm mais ferro do que a carne e mais cálcio do que o leite mas alguns especialistas alertam que a couve, quando comida em excesso, pode provocar problemas digestivos, hipotiroidismo, batimentos cardíacos irregulares e morte súbita.

Caso você já tenha cozinhado a couve e tenha sobras, basta guardá-la em um pote fechado e armazenar na geladeira. O ideal é consumir em até 4 dias.

Para verificar se o vegetal está bem fresco, observe o que estiver mais claro e sem manchas escuras. Se as folhas estiverem muito murchas ou as flores apresentarem pontinhos pretos, é melhor evitar.

Quando conservada em geladeira, inteira ou picada, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em vasilha de plástico tampada, conservando-se por até uma semana, quando inteira ou por três dias, quando picada. A couve pode ser congelada.

Basta adicionar um pouco de vinagre de vinho à panela do cozimento para que ele neutralize o cheiro. Simples assim!

O alho colabora bastante para uma couve amarga depois de fria. Por isso, vale a pena deixá-lo de lado.

Quando um alimento está com fungo, retirar a parte que está estragada e comer o resto não adianta. Quando se trata de fungos, uma vez que conseguimos vê-los (como na forma de bolor) é porque ele já se espalhou por outras partes ainda não visíveis aos olhos na forma de esporos. Portanto, o indicado é jogar tudo fora.