Como ocorreu o metalismo?
O conceito de metalismo surgiu na transição entre Idade Média e Idade Moderna como característica de uma prática econômica nova na Europa: o mercantilismo. As grandes navegações comerciais proporcionaram o encontro e manuseio desses metais para esse tipo de negócio.
Como se deu o metalismo
O metalismo surgiu entre os séculos XVI e XVII e se prorrogou até o século XVIII. Esse sistema visava o absolutismo vigente, dando poderes em demasia para a figura do rei. A exploração das colônias na busca pelo ouro foi uma característica marcante do metalismo.
Quando ocorreu o metalismo
O Metalismo era um dos pilares do sistema mercantilista durante a Idade Moderna. Durante cerca de três séculos (em alguns casos, esse tempo ora se estendeu, ora se abreviou), isto é, séc. XVI a séc. XVIII, a atividade econômica das modernas nações europeias esteve vinculada ao sistema mercantilista.
Onde aconteceu o metalismo
Nesse período de conquistas, quem mais focou primeiramente nos ideais metalistas foi a Espanha com a exploração e acúmulo de metais preciosos (ouro, prata), os quais eram extraídos das colônias, sobretudo do México e Peru, e encaminhados à Metrópole.
Quem predominou o metalismo
ESPANHA DO REI FELIPE II (1556 - 1598) - predominou o metalismo. A Espanha buscou acumular metais preciosos impondo a exploração do trabalho dos indígenas na América.
Qual era o princípio do metalismo
Metalismo é o princípio econômico de que o valor do dinheiro deriva do poder de compra da mercadoria sobre a qual está baseada. A moeda em um sistema monetário baseado em metais, pode ser feita a partir da própria commodity (mercadoria-dinheiro) ou usar representações como as notas resgatáveis em lugar da mercadoria.
Como foi o surgimento do mercantilismo
A origem do mercantilismo está ligado ao absolutismo, que foi um período em que havia muito domínio dos estados, e o rei tinha representação absoluta sobre a sociedade. Por conta disso, os reis faziam de tudo para enriquecer os seus países e, consequentemente, ter mais poder.
Qual é o principal objetivo do mercantilismo
O mercantilismo era um conjunto de práticas econômicas que tinha como objetivo garantir o enriquecimento do Estado por meio do acúmulo de riquezas. No contexto da Idade Moderna, esse acúmulo se daria por meio da arrecadação de metais preciosos, isto é, ouro e prata.
Por que a Espanha começou o metalismo primeiro que Portugal
Baseado no conceito de metalismo, diversas nações ibéricas como Espanha e Portugal, começaram uma corrida em busca de ouro, em suas colônias. Em contrapartida, países como França, Inglaterra e Holanda pagavam piratas para saquear os navios da Espanha e de Portugal.
Quais foram os motivos para a passagem do mercantilismo para o capitalismo
A passagem do mercantilismo para o capitalismo se deu em meio à revoluções tecnológicas e políticas. A Revolução Industrial se inicia na Inglaterra em 1760, tem como seu marco principal a introdução da máquina a vapor na produção, o que deu início à transição de uma produção manufatureira para uma produção industrial.
Quem foi o criador do mercantilismo
Adam Smith
O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.