Como foi o mercantilismo em Portugal?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Em Portugal, o mercantilismo foi, acima de tudo, uma fórmula de política económica teorizada a posteriori. Contrariamente às ideias difundidas, esta doutrina não se define unicamente pela manutenção de saldos favoráveis em relação ao comércio externo, sendo uma realidade bem mais complexa.

Portugal: desenvolveu um tipo de mercantilismo baseado principalmente na exploração do comércio colonial, mas que apresentou variações ao longo do tempo. Com a ascensão do marquês de Pombal, já no século XVIII, também conseguiu obter algum desenvolvimento manufatureiro.

Estados Nacionais e Mercantilismo
De forma resumida, podemos dizer que Portugal e Espanha investiram no colonialismo e utilizavam os países colonizados para melhorar a sua economia. Existia nesse momento o que conhecemos como Pacto Colonial, ou seja, os países só podiam comercializar com as nações que os colonizaram.

Nesse sistema a nossa colônia fornecia a metrópole metais preciosos e matéria-prima em troca de produtos manufaturados. Ou seja, o Brasil foi sujeito passivo nas relações comerciais mercantilistas, visto que havia imposição de Portugal quanto à exclusividade na comercialização de produtos.

Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei. Uma das características do mercantilismo foi o metalismo, ou seja, o acúmulo de metais preciosos, como o ouro.

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

Tipos de mercantilismo

  • Mercantilismo metalista.
  • Mercantilismo comercial.
  • Mercantilismo industrial.

Anos depois, com a ascensão do processo de expansão marítima de outras nações européias e a decadência dos empreendimentos comercias portugueses no Oriente, as terras do Brasil tornaram-se o principal foco do mercantilismo português.

O Pacto Colonial era um acordo de exclusividade comercial entre metrópole e colônia. Apesar disso, a ordem era unilateral: a metrópole poderia se relacionar comercialmente com outras nações, mas a colônia estaria proibida desta ação.