Como o queijo parmesão é feito?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Ele é feito com leite de vaca e possui uma maturação longa, que pode durar de 12 a 36 meses. O resultado é um queijo com uma casca grossa e dura, uma cor amarelo-palha e um sabor salgado, adocicado e picante, que agrada muitos paladares e complementa diversas receitas.

É um concentrado protéico-gorduroso, cuja obtenção é feita mediante a coagulação do leite e a posterior retirada do soro. O parmesão é um dos tipos de queijo mais consumidos, principalmente na forma de queijo ralado. Teve sua origem na região italiana do Vale do Pó, por volta de 1200.

Leite pasteurizado, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, coagulante, fermento lácteo e conservador natamicina. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Porém, as verdadeiras raízes desse produto nascem em terras muito mais distantes, na Itália. Por lá, nas regiões da Emilia-Romanha e Lombardia, as fábricas de queijo (caseifici) produzem o Parmigiano Reggiano, que segue protocolo de regras para ostentar o título DOP – Denomização de Origem Protegida.

O verdadeiro queijo parmesão tem uma textura dura e arenosa, sabor frutado e de castanhas. Não tem nenhum tipo de aditivo ou preservativo: os ingredientes são apenas leite cru de vaca, sal e coalho. Queijos que copiam o parmesão e são de qualidade inferior podem ter um gosto amargo.

A razão pela qual o Parmigiano é tão caro está em sua precisão. Existem apenas três ingredientes: leite, sal e renina - uma mistura de enzimas que coalha o leite.

Isso porque ele é um dos alimentos mais falsificados do mundo devido ao altíssimo valor agregado. Para se ter uma ideia, esse tipo de queijo já foi aceito como crédito bancário no seu país de origem, a Itália. Sua fabricação é laboriosa e a maturação deve ter no mínimo 12 meses de acordo com o consórcio italiano.

A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

O QUE É QUEIJO CAPA PRETA? é o queijo parmesão que possui uma resina da cor preta comestível, nada mais é que uma película que protege o queijo concentrando todos os seus sabores e características de um parmesão. Possui a consistência mais firme e sabor mais acentuado e levemente picante, marcante na boca.

Por seu sabor intenso e delicioso, o queijo parmesão ralado é muito utilizado no acompanhamento de molhos de tomate, massas, gratinados e risotos. Para uma experiência mais inovadora, o queijo parmesão em lascas também fica ótimo acompanhado de frutas como o melão, o damasco, o figo e a pêra.

O parmesão, um dos queijos mais apreciados do mundo, surgiu na cidade de Parma, na Itália, por volta do ano de 1200, em plena Idade Média. Seu nome é em homenagem à capital da região, que se chama Parma.

A História do queijo Parmesão
Nessa época, era comum que os monges se reunissem para produzir alimentos, principalmente queijos. Foi assim que monges beneditinos do norte da Itália originaram o parmigiano-reggiano, na região de Parma. De lá para cá, a sua forma de produção foi aprimorada e o mundo só ganhou com isso!

Um queijo parmesão fresco tem a maturação mínima de 12 meses, tendendo a ser mais leve e ter um gosto mais acentuado de leite. Já os queijos parmesão com mais tempo de cura podem ser maturados por 18, 22 e até 30 meses. Quanto mais velho, menos umidade o queijo tem, mais dura é sua casca e mais forte é o seu sabor.

Sim, a casca do Parmesão Capa Preta é comestível.

Parmezin® é um preparado a base de farinha que garante uma excelente emulsão, granulometria e aroma característicos quando combinado ao queijo convencional tipo mussarela. Permite substituir o queijo parmesão ralado nos pratos e preparações.