Como tirar o gosto amargo do queijo minas?

Perguntado por: dcrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Para controlar o amargor do queijo, é necessário estar atento à temperatura de maturação do queijo. Isso porque temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho.

O tempo de salga e quantidade final de sal presente na massa é um fator muito importante, pois o baixo teor de sal pode desencadear o problema de gosto amargo em queijo Minas Frescal.

Sendo assim a temperatura de exposição pode comprometer o sabor do produto, cujo sabor característico do Queijo Frescal de Soro de Leite Light, é um sabor levemente ácido devido a matéria prima principal ser soro de leite, proveniente da fabricação de queijos.

Jogue a água quente nos dois lados do queijo. Seque-o e com um pano de prato enrole-o e deixe-o na geladeira. O tempo para se curar vai variar pela espessura do queijo. Quanto mais grosso, maior o tempo, mas leva-se aproximadamente 2 semanas.

Caso o queijo esteja fechado numa embalagem e esta estiver inchada, é um indicador de que o queijo está impróprio para consumo. Se, depois de detectar todos estes sinais, ainda não tiver a certeza, prove o queijo para chegar a uma decisão final. Se estiver azedo, significa que pode ir para o lixo.

Verifique a sua aparência
Os queijos frescos, cremosos, ralados e fatiados com mofo na superfície dificilmente podem ser aproveitados, porque fungos e bactérias se espalham rapidamente dentro deles. Por isso, devem ser jogados fora.

Na maioria das vezes, o amargor se deve a problemas de higiene oral: acúmulo de bactérias nos dentes, gengiva e placas bacterianas na língua (saburra lingual), sendo esa última a principal causa da mudança no paladar por má higiene.

As principais são alterações na cavidade bucal, como as cáries, a gengivite e a presença de saburra lingual. Apesar desses serem os fatores que mais desencadeiam o incômodo, outros também podem gerá-lo, como infecções das vias aéreas superiores, doenças gastrintestinais e uso de suplementos e medicamentos específicos.

Benefícios de alimentos amargos

  • Jiló VivaBem. O jiló é um fruto rico em vitaminas A e C, bem como do complexo B. ...
  • Almeirão. Ativo Saúde. ...
  • Chicória. Tudo Gostoso. ...
  • Quiabo. Tudo Gostoso. ...
  • Mostarda. Mental Floss. ...
  • Café Inc. ...
  • Chocolate amargo. Medical News Today.

Envolver o requeijão ou queijo fresco, com sal grosso, coloca-lo sobre uma grelha sobre um prato e arruma-lo dentro do frigorífico, ao ar, por 8 a 10 dias.

Queijo amargo por causa da produção
São inúmeros os fatores que podem gerar esse defeito nos queijos, como impurezas, alta concentração de coalho, leite de má qualidade entre outros. Contaminação por microrganismos ou impurezas físicas é mais comum do que se pode imaginar.