Como conservar o queijo fresco por mais tempo na geladeira?

Perguntado por: dbarros5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

É importante manter o queijo protegeido em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em filme plástico, alumínio ou papel de seda. Coloque-os na gaveta de legumes, que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma.

Queijos mais frescos, com bastante soro, como minas, cottage, burrata e ricota costumam durar em média 5 dias na geladeira. Os queijos mais duros ficam bem preservados de 15 dias a um mês quando estão refrigerados.

Por ser sensível, o queijo está sujeito à contaminação por fungos, bactérias, ácaros ou até mesmo por insetos. Por isso, as chances de ele ressecar, rachar ou mofar são grandes. A melhor maneira de evitar esses contratempos é guardar na geladeira dentro de um pote ou coberto por um filme plástico.

Não. Se a sua pergunta é quais queijos podem-se congelar e quais não, infelizmente o queijo fresco é tipo de queijo que mais deveria evitar no congelador. Pela sua textura macia e o alto conteúdo em soro, não suporta temperaturas tão baixas, provocando que o queijo se quebre, se dissolva e perda sabor e textura.

- Deve ser guardado em local fresco e arejado.

Para conservar o queijo fresco embrulhe-o num pano de prato ou saquinho plástico (papel filme tbm dá certo) e guarde-o na geladeira. Tirar de lá 1 hora antes de consumir. (se não conseguir 1 hora antes, pelo menos tire com um cadinho de antecedência). Na geladeira você vai conservar o queijo fresco por mais tempo.

A peça chave para evitar que apareça bolor ou melhor dizendo mofo no queijo, é colocando uma pequena quantidade de cubos de açúcar dentro de um saquinho plástico ou a embalagem original juntamente com o queijo, sempre tomando o cuidado para que não fique ar dentro do saquinho, e fechar muito bem.

É preciso conservar os alimentos em lugares arejados, com iluminação natural e sem umidade, dessa maneira é possível preservar os nutrientes por mais tempo e evitar contaminações cruzadas ou a proliferação de bactérias que se criam em lugares úmidos.

A verdade é que congelar este alimento pode ser uma alternativa a tê-lo durante longos períodos no frigorífico. Mas atenção, deve fazê-lo da melhor forma para que o queijo continue comestível quando o retirar do congelador. Antes de o congelar, corte o queijo em pequenas porções e enrole-o bem em papel aderente.

Queijos como camembert, gorgonzola, brie, prato, mussarela, roquefort, parmesão, cheddar e gruyere podem ser congelados tranquilamente, porém é bom tomar todos os cuidados para que isso seja feito corretamente. Congelar em Pedaços: Corte o queijo em porções menores, assim você descongela o que precisa.