Como salgar o queijo minas frescal?

Perguntado por: ulacerda3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Este método de salga normalmente é utilizado para os queijos do tipo frescal, friccionando o sal no queijo já drenado porém ainda dentro da forma. Primeiramente em um lado, deixando o sal penetrar por alguns minutos, após virar o queijo dentro da forma e friccionar sal do outro lado do queijo.

Aqui a salga ocorre na etapa de adição de ingredientes ao leite, logo depois da pasteurização. Esse é um processo adotado em alguns laticínios pois promove uma melhor distribuição do sal pelo queijo.

A adição de sal na massa deve ocorrer na proporção de 1,5% sob o peso da massa, logo após a mexedura e retirada parcial do soro (na faixa de 60,0% a 70,0% do volume inicial de leite). Assim como na salga no leite, os queijos estão prontos para consumo após refrigeração a 8,0 °C.

Salga do queijo
Pode utilizar duas (2) maneiras: 1- Colocar sal grosso na casca do queijo. 6 a 10 horas de um lado e 6 a 10 horas de outro lado. 2- Salmoura faça assim: 10 litros de água, 2,2Kg de sal.

Existem quatro formas de se salgar queijos: salga no leite, na massa, a seco e em salmoura (CARVALHO et al., 2010).

Primeiramente em um lado, deixando o sal penetrar por alguns minutos, após virar o queijo dentro da forma e friccionar sal do outro lado do queijo. Neste método o queijo ainda perderá soro.

Para 1 quilo de queijo é necessário 10 litros de leite, 100 gramas de sal e uma colher de sopa de coalho industrializado.

Além de dar sabor ao queijo, a função da salga também é auxiliar na preservação do queijo, inibindo o crescimento de microrganismos, facilitando a saída do soro e a formação da casca. Neste caso o sal deve ser acrescentado pouco antes de enformar.

A salga é responsável por melhorar e realçar o sabor, e ainda disfarça sabores estranhos que possam estar presentes no queijo.

Dicas práticas para maturação do Queijo Coalho Artesanal
Colocar o queijo bem enxuto sobre numa tábua de madeira limpa e cobrir com um pano de algodão limpo. Quando a casca estiver formada pode-se usar o pano úmido. Colocar a tábua + queijo coberto com o pano, na parte de baixo do refrigerador doméstico ou geladeira.

Para controlar o amargor do queijo, é necessário estar atento à temperatura de maturação do queijo. Isso porque temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho.

Salga do queijo
Pode utilizar duas (2) maneiras: 1- Colocar sal grosso na casca do queijo. 6 a 10 horas de um lado e 6 a 10 horas de outro lado. 2- Salmoura faça assim: 10 litros de água, 2,2Kg de sal.

O queijo fica imergido em um tempo que pode variar de 10 minutos a 72 horas, a depender das características de cada processo, como o tipo, tamanho, formato e pH do queijo; bem como temperatura, concentração, agitação e pH da salmoura (Santos et al., 2022).

Receita de salmoura básica
A regra geral básica é utilizar 50 gramas de sal para 1 litro de água. Adicionalmente é recomendável acrescentar 30 gramas de açúcar, pois irá auxiliar no equilíbrio do sabor e na coloração proveniente da caramelização da carne, principalmente quando grelhada ou assada.