Qual o nome do fermento utilizado para fazer pão?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Saccharomyces cerevisiae

O fermento biológico nada mais é que a fermentação realizada com os organismos vivos, leveduras chamadas cientificamente de Saccharomyces cerevisiae que, por sua consistência e capacidade são indicadas na fabricação de pães, pizzas e massas doces.

O que é o fermento biológico
O fermento biológico é compostos de leveduras, organismos vivos que, quando misturados com água e farinha, produzem o gás que faz crescer a massa. Esse tipo de fermento é indicado para pães, roscas, pizzas e esfirras. Ele é vendido na forma de tablete, grãos e em pó.

A levedura é o fermento natural mais conhecido. Ela é um fungo como o bolor e o cogumelo. Existem mais de 850 tipos de leveduras, sendo Saccharomyces cerevisiae a mais utilizada na fabricação de álcool combustível (etanol), bebidas alcoólicas (cachaça, cerveja e vinho) e pão.

Existem dois tipos de fermento biológico seco: o fermento seco comum e o fermento instantâneo. A diferença entre eles é que o fermento seco comum precisa ser hidratado em água ou leite antes de ser utilizado, enquanto o fermento instantâneo pode ser adicionado diretamente à farinha.

Fermento biológico seco instantâneo
Geralmente encontrado em saquinhos de 10, 25, 50 ou 100 gramas, esse fermento possui uma forma de pó mais granulado e é criado por meio da secagem do biológico fresco. Ele possui um emulsificante em sua composição, o monoestearato de sorbitana, além das leveduras.

Quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a liberação de gás carbônico, fazendo com que a massa, seja de bolo ou pão, fique inflada.

O fermento biológico tem como função principal provocar a fermentação dos açúcares, produzindo gás carbônico (CO2), que é responsável pela formação dos furinhos internos e pelo crescimento da massa. Isso nos mostra que a presença do açúcar é importante.

O Fermento Químico em Pó Royal é um ingrediente obrigatório na cozinha de quem gosta de cozinhar. Sendo um fermento químico, ele serve para preparar pães rápidos, bolos e biscoitos. Através de reações químicas, o Pó Royal libera gás carbônico, formando bolhas que deixam suas receitas muito mais fofinhas e deliciosas.

O fermento biológico é composto por leveduras, enquanto o químico é feito à base de bicarbonato de potássio. A maneira como eles agem, é bastante distinta. No fermento químico, o mesmo gás é obtido em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido.

O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio.

então sempre que você for fazer a troca do fermento biológico seco instantâneo pelo o químico você mantém a mesma proporção. indicada na receita. se. for meia colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo você vai usar o meia colher de sopa de fermento químico.

O fermento de padeiro tem características diferentes do fermento químico que usamos para os bolos. No fermento químico temos um ácido e uma base que reagem e produzem dióxido de carbono. No caso do pão, o fermento de padeiro é formado por um micróbio vivo (Saccharomyces cerevisae).