Como é feito o queijo de coalho?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

O queijo Coalho é fabricado com massa semicozida e tradicionalmente consumido fresco ou maturado. É produzido há mais de 150 anos, em vários Estados da Região Nordeste do Brasil a partir de leite de vaca cru e/ou leite pasteurizado.

Basicamente, sua produção conta com as seguintes etapas: recepção do leite pela unidade produtora, pasteurização, adição de fermento (coalho), coagulação, corte da coalhada, mexedura, cozimento da massa, salga, enformagem, prensa e viragem, maturação, embalagem e armazenamento.

É caro porque é raro; apenas cerca de 300 litros deste leite são produzidos durante o ano todo. É bastante apreciado na Suécia. O preço é de cerca de 900 dólares por quilo.

O Queijo de Coalho, também conhecido por Queijo Coalho, tem origem no nordeste brasileiro. Não se tem uma região de origem, nem data específica da sua criação, mas estima-se que ele é produzido há mais de 50 anos, nas primeiras fazendas do sertão nordestino.

Os coagulantes microbianos para queijos têm origem “fúngica”. A protease é produzida por meio da fermentação de um tipo específico de fungos ou leveduras, sem qualquer manipulação genética. Após a fermentação se obtém a enzima, da qual se extrai a quimosina.

Sua origem mais aceita remete à segunda metade do século XVII, quando viajantes nordestinos levavam leite armazenado em bolsas feitas a partir do estômago de animais. Devido à longa duração das jornadas, o líquido ia coagulando até formar uma pasta que, acabou-se por descobrir, era muito saborosa.

10 litros

Para 1 quilo de queijo é necessário 10 litros de leite, 100 gramas de sal e uma colher de sopa de coalho caseiro, (os bezerros e porcos que nasciam eram logo mortos para retirar seu estômago onde era depositado leite, amarrado e guardado durante alguns dias para ser utilizado como coalho).

Se o assunto é nutrientes, os atributos desse queijo são inegáveis. É ótima fonte de proteínas, vitamina B12 e cálcio. Além disso, faz parte do grupo dos alimentos probióticos, que contêm bactérias que ajudam a regular a flora intestinal, combatendo problemas como prisão de ventre.

R$42,90

Comprar Queijo Coalho Artesanal Premium Peça de 1kg - R$42,90 - Fazenda Santa Inês.

Todos os queijos listados estão entre os que possuem o maior teor de gordura saturada, segundo o INMETRO. Mas o parmesão é o que tem mais gorduras dentre os pesquisados pelo instituto, com 19,42 g, seguido pela muçarela com 17,21 g, o queijo prato lanche com 17,11 g e o coalho com 16,03 g.

1 - Coalho de origem animal - este coalho, ou renina, refere-se a um conjunto de enzimas extraídas do 4° estômago de animais jovens ruminantes (bezerro, porco ou cordeiro, todos em lactação).

O coalho é retirado do quarto estômago dos mamíferos ruminantes (bezerro, carneiro, cabrito e preá) e também do estômago de porco. A enzima retirada do estômago dos mamíferos chama-se renina e do estômago do porco, pepsina. O melhor coalho é aquele retirado do estômago de animais jovens, alimentados somente com leite.

Leite pasteurizado, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, coagulante, conservador: ácido sórbico. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

São as olhaduras que ocorrem devido a acomodação natural da massa do queijo não prensado ou pouco prensado. Produz espaços ligeiramente alongados, não arredondados. São as olhaduras encontrados nos queijos do tipo Minas frescal. Este tipo de olhadura é muito comum no queijo Coalho artesanal.

O leite coalhado é o ancestral do queijo, que só foi desenvolvido mais tarde, após o conhecimento do coalho e da fermentação. Um dos primeiros povos que criaram gado e utilizaram leite para o queijo foram os egípcios. Os primeiros europeus que produziram queijo foram os gregos, que utilizavam as cabras e as ovelhas.

O queijo coalho é um produto tipicamente brasileiro. As suas origens remontam às primeiras fazendas no sertão nordestino, em meados do século 18. O seu processo de fabricação se baseia na coagulação da massa com o uso de coalho. A coalhada é coada previamente, depois prensada e salgada.