Como identificar carboidratos dos alimentos?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Mas como identificar se uma substância é ou não um carboidrato? Para isso existe uma reação simples denominada de Teste de Molish. Depois de confirmado se a substãncia é um carboidrato, podemos diferenciar entre açúcares redutores e não redutores pelos testes de Fehling, Benedict e Tol- lens.

Principais testes para carboidratos:

  • Teste de Fehling.
  • Teste de Benedict.
  • Reação de Molish.
  • Reação de Bial.
  • Reação de Tollens.
  • Reação de Seliwnoff.

Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).

Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc; Tubérculos: batata, mandioca, batata-doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba; Frutas: todas as frutas possuem carboidratos em sua composição.

A determinação do teor de glicídios é realizada através do Método de Lane-Eynon, com utilização do Reagente de Fehling. O Método de Lane-Eynon baseia-se na redução de volume conhecido do reagente de cobre alcalino (Fehling) a óxido cuproso.

O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose ...

Os carboidratos podem ser divididos em três tipos: açúcares, amidos e fibras. Estes são os nomes mais adequados ao invés das denominações: carboidratos simples e complexo. Açúcares: Os principais são a Sacarose, Frutose e Lactose.

O que é frutose? A frutose é um açúcar monossacarídeo natural, presente nas frutas, no mel e em alguns vegetais.

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza e possuem como fórmula geral [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato" ou "hidratos de carbono". Representam as principais fontes alimentares para a produção de energia, além de exercerem inúmeras funções estruturais e metabólicas nos organismos vivos.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, acelga e alface. Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate.

Os alimentos não recomendados são os açúcares refinados, farinha branca, pães, alimentos industrializados e processados, biscoitos, refrigerantes dentre outros.

Banana

1 – Banana
Não importa se é nanica, prata, da terra ou ouro, a banana é uma das frutas mais ricas em carboidrato. Uma de tamanho médio oferece 26,95 g da substância.

Esta determinação do conteúdo provável de carboidratos na amostra é efetuada por diferença entre 100 (percentual total) e o somatório dos percentuais encontrados para umidade, cinzas, fração protéica, fibra e gordura.

Mono e oligossacarídeos: Espectrofotometria: Açúcares solúveis totais: Reação com Fenol + Ácido sulfúrico concentrado = Resulta em compostos de cor alaranjada que são medidos no espectrofotômetro.

Além de saber o que são carboidratos, também é importante entender qual é a função deles no organismo. Como você pode ver, eles estão muito presentes no nosso cardápio. O consumo frequente de carboidratos tem um motivo: eles despejam glicose (açúcar) na nossa corrente sanguínea.

O Teste de Tollens é um teste padrão para diferenciar aldeídos de cetonas e consiste no uso de solução amoniacal de nitrato de prata.