Como funciona o lucro no socialismo?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

O socialista acredita que as recompensas dos esforços (o lucro) alheios devem ser distribuídas arbitrariamente entre todas as pessoas a partir de um conceito moral de “justiça social” – aquilo que não existe em nenhum lugar da natureza.

Em resumo, o socialismo é visto como uma repartição [divisão] igual da riqueza através de uma igualdade salarial geral sobre as mesmas bases da economia atual – ou seja, continuaríamos com uma economia capitalista onde as fábricas, bancos, terras, grandes lojas etc.

Um sistema econômico socialista baseia-se em alguma forma de propriedade social dos meios de produção, o que pode significar cooperativas autônomas ou a propriedade pública direta; onde a produção é voltada diretamente para o seu uso.

As relações neste sistema são baseadas na lei da oferta e procura, ou seja, os preços dos produtos são fixados de acordo com a procura que há deles.

Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc.

O socialismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado na exploração dos bens em comum, onde a propriedade é atribuída aos trabalhadores e em última instância, ao Estado. No socialismo, o estado controla a economia, sendo responsável por planejar a exploração e a distribuição dos bens produzidos.

Para impor a igualdade na economia, o socialismo cria uma forte desigualdade no poder político. A riqueza dos ricos é absorvida pelos escolhidos do governo, uma vez que este poder não se sustenta gratuitamente.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Tal instabilidade foi resultado de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.

Lucro. O objetivo do modo de produção capitalista é a geração do lucro. O lucro é todo o capital que excede os custos da produção. Na lógica liberal, é o lucro é a base para o interesse e o estímulo principal em produzir.

É um sistema econômico e social, adotado na grande maioria dos países atualmente, que tem como base os meios de produção privados, o trabalho assalariado e as atividades com fins lucrativos. Neste caso, cada um por si.