Qual é a localização onde se desenvolveu a civilização Fenícia?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os fenícios habitavam uma faixa de terra estreita entre o Mar Mediterrâneo e os Montes do Líbano, com mais de 200 quilômetros de extensão. Essa faixa de terra era limitada ao norte pelo litoral da atual Síria, e ao sul, pela Palestina.

Os Fenícios são um povo de origem semita, proveniente do Golfo Pérsico, que se estabeleceu entre o litoral mediterrânico e os montes do Líbano, em meados do século XXIV a. C. Fundaram cidades costeiras, como Biblos, Sídon e Tiro, entre outras, onde o comércio era a atividade essencial.

Os fenícios fazem parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – a civilização fenícia. Viviam no Norte da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e o território que hoje corresponde ao Líbano, Síria e Israel.

As principais cidades existentes na Fenícia eram Sidon e Tiro, importantes centros econômicos e de poder da região, e a cidade de Biblos (os fenícios chamavam-na de Gebal) era também muito influente por causa do seu caráter de centro religioso, que ainda ocupava uma importância econômica na região.

Os fenícios eram povos da antiga Fenícia, atual Tunísia. Foram contemporâneos dos hebreus, império grego e império romano. Esse povo é conhecido pelo comércio, navegações e alfabeto. Os fenícios criaram estratégias de comércio muito à frente do seu tempo, fator que ajudou no reconhecimento que existe hoje.

século XIV a.C.

A cultura fenícia começou a se desenvolver por volta do século XIV a.C. Os fenícios eram um povo de origem semita que se estabeleceu em uma fai xa estreita de terra entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano.

O sistema de símbolos fenício consistia em um alfabeto fonético composto por vinte e duas letras. Esse sistema de comunicação teve grande importância não só para os fenícios, mas também influenciou no longo processo que deu origem às letras que integram o alfabeto ocidental contemporâneo.

A principal contribuição dos fenícios para as sociedades atuais foi o desenvolvimento do alfabeto. Criaram sinais para representar os sons das palavras. Esses sinais foram adotados pelos hebreus. Completados pelas vogais tornou-se o alfabeto grego.

Cartago, localizada no Norte da África, era uma antiga colônia fenícia. Ao longo dos séculos III e II a.C., Roma e Cartago travaram três guerras, que demonstraram a força militar das duas cidades.

A Fenícia era formada por um conjunto de cidades-Estado autônomas. Cada cidade tinha um governo independentes, exercido pelos membros da classe aristocrática, composta por ricos comerciantes, armadores e artesãos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, cuja função transmitia-se por hereditariedade.

As primeiras cidades fenícias foram resultantes de povos que se estabeleceram em uma faixa estreita de terra (aproximadamente 35 km de largura) localizada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Isso ocorreu por volta de 3000 a.C.. A civilização fenícia se desenvolveu na Fenícia, atual Líbano.

Os persas viviam da agropecuária, da mineração, do artesanato e dos impostos cobrados aos povos subjugados. A construção da Estrada Real propiciou o desenvolvimento do comércio, pois tornou as viagens mais rápidas e seguras.