Porque a Alemanha declarou guerra à Rússia?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Depois da declaração de guerra, a Rússia mobilizou tropas em defesa da Sérvia. No dia 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia em resposta à mobilização de tropas russas.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

Estados Unidos

Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos. O país não teve seu território atacado e só entrou no final do conflito no fim, além disso ele viu os grandes impérios do mundo se digladiarem no palco europeu da guerra.

Desde que se torne necessário o emprego das forças armadas para a defesa do Estado, o Presidente da República declarará em todo o território nacional ou em parte dele o estado de guerra.

As forças armadas alemães se renderam incondicionalmente a oeste em 8 de maio, e ao leste em 9 de maio de 1945. Em 9 de maio, o exército soviético adentrou Praga, a última grande cidade ocupada por unidades alemãs. Os Aliados ocidentais proclamaram 8 de maio de 1945 como o Dia da Vitória na Europa (Dia V-E).

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

A Alemanha na 1a Guerra Mundial adotou um plano estratégico (o Plano Schlieffen) que consistia em derrotar rapidamente a França e depois derrotar o Império Russo. O plano falhou porque os alemães sofreram revezes na Bélgica e erraram taticamente na aproximação para tomar Paris.

Aliados

Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial assumiu proporções muito maiores do que a Primeira Guerra Mundial.

A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ocorreu em 1917, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos do Império Alemão. O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos.

O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América.

A Batalha de Berlim foi o desfecho da Segunda Guerra Mundial no cenário europeu. A derrota alemã nessa cidade levou Hitler a cometer suicídio e à queda do Nazismo. A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Estados Unidos da América

1. Estados Unidos da América. Os Estados Unidos é o país com o exército mais poderoso e mais forte de todo o mundo. Isso acontece, pois além de possuir o terceiro maior exército em número de soldados ativos, é também o que mais investe nas forças armadas.

Reservista convocado vai à guerra ou à prisão
Recusar-se a atender à convocação para participar da guerra não entra na lista da pena de morte. O castigo, nesse caso, seria passar um período na prisão, conforme o explicado por Capano.