Qual é a cidade que se identificou como herdeira do Império Romano?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Constantinopla – Wikipédia, a enciclopédia livre.

No ano de 330, Constantinopla foi construída pelo imperador Constantino. A cidade (atual cidade turca de Istambul) se encontra localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais.

Antes de ser Constantinopla, a cidade se chamava Bizâncio, e foi fundada pelos gregos em 667 a.C. O Império Romano se expandiu de tal forma que alcançou as terras do Oriente, e as antigas colônias e cidades gregas foram dominadas por Roma.

Nascido após a divisão do Império Romano, sua capital era Constantinopla (que atualmente é a cidade de Istambul): os bizantinos foram conquistados em 1453 pelos otomanos.

Numa tentativa de sanar esse problema, o imperador Diocleciano dividiu o Império em duas partes: o Ocidente, com capital em Roma, e o Oriente, com capital em Bizâncio, às margens do mar Negro.

Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.

Império Mongol

O Império Mongol foi o maior em extensão de toda a História! Esse fator se deve ao sucesso que Gengis Kahn teve como líder, conseguindo conquistar territórios da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio.

Istambul

Até o ano 330 d.C. era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, Constantinopla. Sua atual denominação, Istambul, lhe foi outorgada em 28 de março de 1930.

Atualmente é chamada de Istambul, na Turquia. Bizâncio foi uma cidade antiga fundada no ano de 657 a.C., por colonos gregos, na costa ocidental do Estreito de Bósforo (na atual Turquia). Bizâncio teve uma grande importância durante a Antiguidade e Idade Média (já com o nome de Constantinopla).

O imperador Constantino oferece em 11 de maio do ano 330 uma nova capital ao império romano: a Nova Roma. Esta cidade seria nomeada de Constantinopla após a morte do imperador e com este nome entraria para a história.

Odoacro

Foi resultado de uma crise que se instalou a partir do século III d.C. Desagregação é o termo que os historiadores utilizam para explicar a queda do Império Romano, que aconteceu em 476 d.C., quando o último imperador romano, Rômulo Augusto, foi destituído por Odoacro, rei do povo germânico hérulo.

660 a. C.

É a maior cidade da Turquia e a única do Mundo que se situa entre dois continentes: a Europa e a Ásia. Istambul foi fundada pelos Gregos aproximadamente no ano 660 a. C. Primeiro foi designada Bizâncio e mais tarde Constantinopla.

Etimologicamente o nome é derivado da expressão grega medieval "εἰς τὴν Πόλιν" [istimˈbolin] ou, no dialeto egeu, "εἰς τὰν Πόλιν" [istamˈbolin] (em grego moderno: στην Πόλι [stimˈboli]), que significa "na cidade", "à cidade" ou "centro da cidade".

História de Roma
Desde 1871, a capital da Itália é Roma. A cidade eterna virou a sede do governo após a anexação de Roma ao Reino da Itália.

O Império Romano do ocidente caiu e deu início à Idade Média, mas o Império do Oriente, conhecido como Império Bizantino, só chegaria ao fim em 1453.