Quem são os Aliados do Brasil em caso de guerra?

Perguntado por: emello . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Além da Argentina, o Brasil se junta a outros 16 aliados “extra-Otan”: Afeganistão, Austrália, Bahrein, Egito, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia e Tunísia.

Consultor InfoMoney – No momento, o Brasil possui acordo com os seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, China, Coréia, Dinamarca, Equador, Espanha, Filipinas ...

China. Considerada a maior economia do Brics (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul), com PIB (Produto Interno Bruto) de 15 trilhões, a China carrega o título de maior economia de exportação do mundo. É, atualmente, o principal parceiro comercial do Brasil.

Otan e o Brasil
O Brasil não faz parte da Otan, mas desde 2019 é tido como um parceiro dessa organização, chamado de aliado preferencial extra-Otan.

Em agosto de 2019, o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump decretou que o Brasil seria um aliado preferencial extra-Otan, termo usado para países que não são membros oficiais da organização. Tal nomeação não foi a primeira para um país sul-americano.

Parágrafo único. As Forças Armadas constituem, em tempo de prazos fundamentos da organização nacional de guerra. Cabe-lhes defender a honra, a integridade e a soberania da Pátria contra agressões externas e garantir a ordem e a segurança internas, as leis e o exercício dos poderes constitucionais. Art.

Brasil e Rússia firmaram Parceria Estratégica em 2002. Na literatura, a ideia de Parceria Estratégica remete a um relacionamento privilegiado e abrangente, o qual também serve como ferramenta para a consecução dos interesses dos Estados e para alterar seu status quo no sistema internacional.

Os Estados Unidos são um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a maior aliança militar do mundo. A aliança de 28 países é composta por Canadá e grande parte da Europa, incluindo a segunda maior força militar da OTAN, o Reino Unido.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil, ocupando o primeiro lugar tanto nas importações, quanto nas exportações. Em 2022, o Brasil empregou US$ 60 bilhões em importações do país oriental.

A relação econômica entre Brasil e Estados Unidos é complexa e não se pode dizer que existe uma dependência. Ambas as nações mantêm relações comerciais: o Brasil exporta produtos agrícolas, minerais e manufaturados, enquanto importa tecnologia e produtos industriais.

Entretanto, o ingresso da Rússia não foi adiante por alguns motivos, entre os quais as investidas militares russas na Chechênia na década de 90 — que convenceram muitos dos Estados-membros da Otan de que a Rússia não poderia se encaixar confortavelmente como um dos aliados da organização.

DEMOKRATIZATSIYA, 2001. Em 2007, a Rússia se retirou do Tratado CFE, alegando as expansões da Aliança Atlântica em 1999 e 2004 como fatores que aumentavam a capacidade da OTAN além do permitido pelo documento.

Bruxelas, Bélgica

Estados Unidos da América

1. Estados Unidos da América. Os Estados Unidos é o país com o exército mais poderoso e mais forte de todo o mundo. Isso acontece, pois além de possuir o terceiro maior exército em número de soldados ativos, é também o que mais investe nas forças armadas.

Com isso, o comércio desses países com os russos caiu exponencialmente ao longo de 2022 e a China se solidificou como o parceiro comercial mais importante da Rússia. O comércio bilateral entre os dois parceiros atingiu um nível recorde em 2022, chegando a 190 bilhões de dólares.

Rússia

Trata-se da Rússia, que é considerada o maior país do mundo, ocupando 3,35% da superfície total planetária com uma área total de 17.098.246 quilômetros quadrados (km²).