Qual é a origem do povo romano?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Origem. A civilização romana é uma mescla de influências de culturas etruscas, gregas e orientais. Se os gregos se destacaram pela filosofia e os egípcios por sua arquitetura, podemos dizer que os romanos se sobressaíram por construir um Império que durou mil anos.

De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Na região, desenvolveu-se uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.

Os romanos eram descendentes dos italiotas, povo indo-europeu que ocupou a região por volta de 2000 a.C., sendo divididos principalmente entre os latinos, os sabinos e os sanmitas.

Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu na Península Itálica, entre 753 a.C. e 476 d.C. Desenvolveu-se a partir da cidade de Roma, fundada pelos latinos no século VIII a.C. A história romana é dividida em três fases: monarquia (753-509 a.C.), república (509-27 a.C.) e império (27 a.C.-476 d.C.).

A origem de Roma tem duas versões: uma mítica, e outra comprovada pela historiografia. Na primeira, dois bebês gêmeos haviam sido abandonados nas águas do rio Tibre, que fica na região de Roma. Uma loba teria resgatado as crianças e as amamentado. Eles eram Rômulo e Remo, que no futuro fundariam a cidade romana.

O que diz o mito de Rômulo e Remo? Conforme a mitologia romana, Rômulo e Remo eram irmãos gêmeos descendentes do rei Marte e de Reia e, assim que nasceram, foram arremessados no rio para que se afogassem e morressem. Porém, foram alimentados por uma loba chamada Capitolina, sobreviveram e um deles, Rômulo, fundou Roma.

A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.

Melhor resposta. Os descendentes dos romanos hoje estão vivendo por toda a Europa. Os testes modernos de DNA, mesmo com suas deficiências, mostraram-nos como todos somos semelhantes. Mostra como as populações se integraram muito mais do que simplesmente conquistando ou assassinando populações nativas.

A relação entre Grécia e Roma é mais antiga do que o próprio nascimento dos mitos: há relatos de contato desde o século 12 a. C. Isso fez com que muitas tradições se misturassem ao longo de todo esse tempo. Inclusive os deuses adorados por ambas as culturas, que são muito parecidos.

Odoacro

Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.

Império Mongol

O Império Mongol foi o maior em extensão de toda a História! Esse fator se deve ao sucesso que Gengis Kahn teve como líder, conseguindo conquistar territórios da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio.

O termo foi apropriado pelos romanos, que enxergavam como bárbaros todos aqueles que não praticavam a cultura greco-romana. Na história romana, os povos germânicos ficaram muito conhecidos como bárbaros. Esses povos foram fundamentais na crise que colocou fim no Império Romano do Ocidente, no século V.