Quem derrotou os cartagineses?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os romanos iniciaram a Terceira Guerra Púnica em 149 a.C., com o objetivo de destruir a cidade inimiga ao norte da África. Roma finalmente derrotou os cartaginenses e destruiu Cartago em 146 a.C.

Ao longo dos séculos III e II a.C., Roma e Cartago travaram três guerras, que demonstraram a força militar das duas cidades. Os romanos derrotaram os cartaginenses no final da Terceira Guerra Púnica, destruíram a cidade cartaginense e conquistaram o norte africano, ampliando seus domínios sobre o Mar Mediterrâneo.

A 3ª Guerra Púnica marca o fim dos conflitos entre Roma e Cartago. Em uma única batalha os romanos destruíram a civilização cartaginesa, implantando definitivamente o domínio de Roma sobre o mar Mediterrâneo, que passou a ser chamado pelos romanos de mare nostrum (nosso mar).

Em 149 a.C. teve início a Terceira Guerra Púnica. Os romanos invadiram a cidade já debilitada há seis anos para concluir a aniquilação que tanto desejavam. Cartago foi completamente destruída desta vez, literalmente apagada do mapa.

As Guerras Púnicas foram conflitos travados entre Roma e Cartago, nos séculos III a.C. e II a.C. Foram motivadas pela disputa entre as duas cidades pelo controle do comércio no mar Mediterrâneo bem como da Sicília. Ao final delas, os romanos conseguiram destruir Cartago, impondo-se como potência no mar Mediterrâneo.

Aníbal Barca

Em 2 de agosto de 216 a.C., o chefe cartaginês Aníbal Barca derrotou o exército romano comandado por Varrão em Canas, no sul da península Itálica.

Sob o comando de Cipião Emiliano, em 146 a.C., Cartago caiu. Seus habitantes foram trucidados e a cidade, arrasada e queimada.

Os motivos de tais conflitos foram diferentes para as duas civilizações. Cartago lutou para manter seu controle comercial sobre o mar Mediterrâneo, enquanto Roma lutou para expandir seus domínios políticos e militares sobre os povos da Península Itálica e, depois, por todo o litoral do Mediterrâneo.

ReligiãoEditar
O povo de Cartago conservou as crenças religiosas dos fenícios. Tanit era a Senhora de Cartago, Baal Hamon, Eschmun, Melqart e Astarte eram alguns dos deuses principais. Os estudiosos ainda não estão certos quanto ao uso do Tofet. Essa é uma palavra hebraica e significa, santuário a céu aberto.

- Cartago foi na Antiguidade uma próspera república de comerciantes. O comércio marítimo era a principal atividade econômica dos cartagineses. - Com respeitável força militar, Cartago chegou a dominar várias regiões do norte da África, assim como a ilha da Sicília, Sardenha e áreas da atual Espanha.

A cidade-estado de Cartago localizava-se no norte da África, próximo de onde hoje é a cidade de Túnis, capital da Tunísia.

A civilização cartaginesa ou civilização púnica foi uma civilização da Antiguidade que se desenvolveu na Bacia do Mediterrâneo entre o fim do século IX a.C. e meados do século II a.C. e esteve na origem de uma das maiores potências comerciais e militares do seu tempo.

Quais os ganhos que Roma obteve com a derrota de Cartago? R.: Cartago era a principal potência concorrente de Roma. Com a derrota da rival, Roma conseguiu a hegemonia militar e econômica no Mediterrâneo, além de terras, riquezas e escravos.

um século

Inicia-se, assim, uma rivalidade entre Roma e Cartago que vai durar mais de um século e, com ela, as chamadas guerras púnicas, que dividem-se em três guerras: a primeira de 264 a.C. a 241 a.C.; a segunda de 218 a.C. até 201 a.C.; e a terceira de 149 a.C. até 146 a.C.