Quem derrotou Aníbal?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Aníbal ainda tentou defender a capital púnica, mas foi derrotado por Cipião na batalha de Zama (202 a. C.). Com esta vitória, Roma consolidou a supremacia no Mediterrâneo Ocidental.

Aníbal foi obrigado a retornar para Cartago em 202 a.C., mas foi derrotado pelas tropas de Cipião Africano na Batalha de Zema, em 201 a.C. Essa derrota marcou o fim da Segunda Guerra Púnica e uma nova derrota de Cartago.

O futebol brasileiro perdeu, na segunda-feira, Aníbal Saraiva Junior, o Aníbal, goleiro que atuou por clubes brasileiros nos anos 1950 e 60. Aos 79 anos, o antigo jogador não resistiu a um infarto e faleceu na cidade de Brodowski, próxima a Ribeirão Preto-SP.

Aníbal Barca

Em 2 de agosto de 216 a.C., o chefe cartaginês Aníbal Barca derrotou o exército romano comandado por Varrão em Canas, no sul da península Itálica.

Os romanos iniciaram a Terceira Guerra Púnica em 149 a.C., com o objetivo de destruir a cidade inimiga ao norte da África. Roma finalmente derrotou os cartaginenses e destruiu Cartago em 146 a.C.

Marco Vipsânio Agripa viveu numa época de grandes generais romanos, como Júlio César e Pompeu Magno! Ainda assim, Agripa serviu como o mais alto líder militar do primeiro – e talvez maior – imperador da Roma Antiga: Augusto César.

Nero

Nascido em 37 d.C, Nero chegou a ser considerado o maior inimigo do império romano.

Anibal Cartaginês - História do Anibal Cartaginês
Aos nove anos, acompanhou seu pai na expedição cartaginesa para conquistar a Hispânia. Sucedeu a Asdrúbal e, em dois anos, submeteu o território entre os rios Tejo e Ebro. A tomada de Sagunto, aliada dos romanos, precipitou a segunda das Guerras Púnicas.

Na briga, uma frota cartaginesa que estava tentando levar suprimentos para um dos exércitos de Cartago na Sicília foi interceptada pela marinha romana, que destruiu grande parte das embarcações. A vitória foi tão retumbante que Cartago foi forçado a pedir a paz, concordando com termos que favoreciam Roma.

Aníbal Barca foi um importante estadista e general cartaginês. Filho de Amílcar Barca, nasceu na cidade de Cartago (atual Tunis, capital da Tunísia) em 247 a.C. e morreu 183 a.C. em Bitínia (província romana na Ásia Menor). Foi um dos maiores estrategistas militares da Antiguidade.

O Exército Mongol foi durante muitos anos o mais poderoso do mundo, com arcos de longo alcance e atiradores montados, muito habilidosos em combates campais. Era formado por pastores nômades que viviam nas selas dos seus pôneis.

Sem dúvidas, o império mais vasto que o mundo antigo conheceu foi o Mongol, de Gengis Khan e sucessores. Outros impérios, como o Inca, também se estenderam por vastos lugares ao comparar com o famoso Império Romano.

exército romano

O exército romano era a força militar mais temível e eficaz do mundo antigo. Um soldado romano se diferenciava de um soldado de outro lugar, pois era muito bem treinado, tinha as melhores armas e as melhores armaduras.

A cidade-estado de Cartago localizava-se no norte da África, próximo de onde hoje é a cidade de Túnis, capital da Tunísia.