Quem se tornou o primeiro imperador romano?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Júlio César

Júlio César é considerado por alguns historiadores como o primeiro imperador de Roma, já que este representou a quebra do modelo republicano, tirando a centralização dos poderes na mão do Senado.

Em 16 de janeiro de 27 a.C., o Senado romano concedeu a Otávio os títulos de augusto e príncipe.

Augusto e o Alto Império Romano
A conquista do Egito tornou Augusto muito popular entre as forças do exército e a plebe. O seu prestígio foi legitimado pelo Senado que lhe concedeu todos os títulos, entre eles o de "Imperador", tornando-o "primeiro imperador romano".

Contou com sete imperadores que governaram Roma entre 96 d.C. e 192 d.C. Foram eles: Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio, Lúcio Vero e Cômodo.

Otaviano Augusto

O Império Romano começou com Otaviano Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador. O império sucedeu à República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador.

Já crescidos, Rômulo e Remo matam Amúlio e depois fundaram Roma, no Monte Palatino. Contudo, após um desentendimento entre os irmãos, Rômulo mata Remo e se torna o primeiro rei de Roma.

Júlio César

Júlio César foi uma das figuras mais conhecidas da história romana, considerado um político e um militar muito bem-sucedido.

Odoacro

Foi resultado de uma crise que se instalou a partir do século III d.C. Desagregação é o termo que os historiadores utilizam para explicar a queda do Império Romano, que aconteceu em 476 d.C., quando o último imperador romano, Rômulo Augusto, foi destituído por Odoacro, rei do povo germânico hérulo.

Rómulo Augústulo

Rómulo Augústulo foi o último imperador de Roma. A sua deposição é tradicionalmente considerada como o fim do Império Romano e da Antiguidade e o início da Idade Média, mas na verdade parece não ter causado qualquer impacto ou suscitado qualquer reação.

Otávio Augusto

Jesus Cristo teria nascido na Palestina, naquele que acabou sendo estabelecido como o ano 1 da Era Cristã, durante o reinado de Otávio Augusto, primeiro imperador romano. Sua morte ocorreu, provavelmente, em 33 d.C., no reinado de Tibério, o segundo imperador.

Também ficou conhecido como os cinco bons imperadores (Nerva, Trajano, Adriano, Antônio Pio e Marco Aurélio). Após essa dinastia, houve o governo pretoriano em 193. Os pretorianos eram os guardas pessoais do imperador, que tomaram o poder por um ano após o assassinato de Cômodo.

Em 67 d.C, Paulo de Tarso, o apóstolo, foi preso em. Roma a mando de Nero, o imperador romano.

Caio Júlio César Augusto Germânico

Seu nome era Caio Júlio César Augusto Germânico, e foi o terceiro imperador romano.