Como fica depois do transplante capilar?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Após três meses, todos os fios transplantados caíram e os cabelos começam a nascer, crescendo cerca de um centímetro por mês. No sexto mês, a diferença no visual já começa a ser notada, pois mais de 50% dos fios já cresceram. No nono mês após o procedimento o resultado já está bem próximo do final.

Essas pequenas crostas vão cair por volta de 7 a 10 dias após o procedimento de transplante capilar. O cabelo transplantado parece crescer, mas logo se desprende do couro cabeludo, mas as raízes permanecem em estado dormente por 10 a 14 semanas, quando os novos cabelos começam a crescer.

Você recebe alta no dia seguinte e, se quiser, já pode retomar suas atividades cotidianas. Outro fator importante é saber lidar com a ansiedade, pois entre 10 a 20 dias após o implante, os fios irão cair e vão começar a nascer novamente 3 meses depois.

Secador, chapinha, sauna, banho quente e até radiação solar devem ser evitados nos primeiros dias pós-transplante. O ideal é evitar o calor intenso nos dois primeiros meses após a cirurgia. A radiação solar em demasia afeta não apenas a cicatrização dos folículos, como também a pigmentação do couro cabeludo.

Posso usar um chapéu após um transplante de cabelo? Se você desejar usar um boné ou chapéu, poderá fazê-lo após os primeiros 10 dias após a transplante de cabelo, desde que tenha o cuidado de não riscar com eles a área receptora de seu couro cabeludo.

É muito importante raspar o cabelo no transplante capilar e existem muitos benefícios para isso.

Na primeira noite após a intervenção, deve dormir com a cabeça para cima, de modo a que a zona transplantada não esteja em contacto com nenhum objeto. Para o efeito, poderá recorrer as umas almofadas altas que lhe permitam ficar sentado numa posição mais confortável e adequada.

Mas depois de 3 a 4 meses, os fios voltarão a crescer normalmente. Ao final de 6 meses após o procedimento, haverá um resultado intermediário e, em um ano, o definitivo. Tempo depois, o paciente poderá se preparar para cortar o cabelo após o transplante capilar.

Os riscos mais comuns são a cicatriz (nos casos do FUT) e o crescimento insuficiente ou queda dos fios transplantados, que costuma ser reversível. Especialistas ainda dizem que algumas complicações também podem ocorrer, como hematomas, inchaço na área, coceira e a formação de casquinhas, porém nada grave.

Em geral, são feitas duas sessões, dependendo do grau da calvície e da densidade do cabelo. Os resultados começam a aparecer em seis meses”, explica.

Como enfatizado anteriormente, o transplante capilar é eficaz em qualquer estágio da calvície e nos iniciais não é diferente. Contudo, um homem que já está na fase avançada muitas vezes pode ser encaminhado para um transplante já na primeira consulta.

A quantidade de sessões depende da área doadora, logo, quanto maior a área doadora, maior o número de sessões possíveis. Normalmente, são realizadas até três sessões.

Mesmo sendo algo natural depois da realização do procedimento, o inchaço pode ser reduzido. Aliás, com os procedimentos aqui citados, ele deverá estar resolvido entre 5 e 7 dias depois da cirurgia.

Em geral, após o transplante capilar, enquanto alguns fios caem, novos fios começam a crescer. Entretanto, os cabelos ao redor dos fios que foram transplantados continuam a ser geneticamente predispostos à calvície. Portanto, com o tempo, eles também tendem a se tornar progressivamente mais finos até desaparecerem.

Quando posso lavar meu cabelo normalmente após o transplante capilar? Uma vez que a sensibilidade dos folículos capilares terá diminuído ainda mais após quinze dias, é suficiente lavar duas ou três vezes por semana. Você pode voltar à frequência de lavagem normal sob a orientação do seu médico.

Finasterida e minoxidil
Não há necessidade de interromper o tratamento com finasterida ou dutasterida nem no pré nem no cuidado do cabelo pós-transplante. Já o minoxidil e outros tratamentos tópicos devem ser interrompidos nos primeiros 15 dias e reiniciados após esse período.