Como dormir depois de um transplante capilar?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Durante esta fase é fundamental dormir em uma posição semi-reclinada evitando assim apoiar a área de recepção. Ou seja, a pessoa que passou por um enxerto capilar deve dormir semi-sentada em uma posição de 45 graus para evitar contato e possíveis impactos na área do enxerto.

Para isso, muitas vezes, deve-se recorrer a um salvacamas que, colocado sobre o travesseiro, nos permite dormir numa posição confortável que devemos repetir no segundo dia. Será durante o segundo e terceiro dias que devemos aplicar o soro ou água do mar para hidratar a área que terá começado a cicatrizar.

Entre o 10º e 14º dia do procedimento, os pontos da região doadora são retirados, liberando o paciente para a prática de atividades físicas mais pesadas.

Secador, chapinha, sauna, banho quente e até radiação solar devem ser evitados nos primeiros dias pós-transplante. O ideal é evitar o calor intenso nos dois primeiros meses após a cirurgia. A radiação solar em demasia afeta não apenas a cicatrização dos folículos, como também a pigmentação do couro cabeludo.

Segundo vários consensos de especialistas na área, ocorre no pós operatório do implante capilar: cerca de 3-4 meses após a realização do transplante já começam a surgir fios novos, que vão ganhando corpo e espessura cerca de oito meses depois do procedimento e resultado final em cerca de 12 meses.

Pacientes com queda de cabelo após o implante
Como mencionamos anteriormente, entre a segunda e sexta semana após o transplante capilar, a maior parte dos cabelos enxertados cai. Este fenômeno ocorre em 98% dos pacientes.

Se possível manter o repouso e fazer as compressas geladas na região da testa. Compareça na clínica no dia seguinte como combinado para ser realizado a primeira lavagem da cabeça. Não lave em casa. Pode usar boné ou chapéu desde que sejam largos e estejam limpos.

A cabeça (área posterior) apresentará edema (inchaço causado pelo efeito da tumescência), este é mais um efeito mecânico do que inflamatório, devido à infiltração da anestesia onde parte dela é aplicada para separar a pele do couro cabeludo, a fim de poder extrair as unidades foliculares.

Quando posso lavar meu cabelo normalmente após o transplante capilar? Uma vez que a sensibilidade dos folículos capilares terá diminuído ainda mais após quinze dias, é suficiente lavar duas ou três vezes por semana. Você pode voltar à frequência de lavagem normal sob a orientação do seu médico.

Devido a grande evolução das técnicas, é o médico quem irá definir as condições e restrições para realizar o procedimento. No entanto, no método FUE, a retirada dos folículos é feita de maneira unitária, e por isso, é aconselhável raspar o cabelo no transplante capilar.