Como é a dor de nervo inflamado?

Perguntado por: acamacho9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Dor intensa e persistente, que começa na região lombar ou na parte inferior das costas e se estende ao longo da parte posterior da coxa. Sensação de formigamento ou dormência na região afetada. Piora da dor quando sentado ou em pé, que melhora ao deitar.

A inflamação do nervo ciático ocorre quando esses nervos ficam comprimidos ou irritados devido a uma hérnia de disco, estreitamento do canal espinhal ou problemas degenerativos da coluna. Isso pode fazer com que a dor se irradie por toda a região lombar e desça por uma ou ambas as pernas.

A melhor forma de saber se uma dor é de origem neuropática ou de outra origem é com um bom exame neurológico clínico completo, com testes de sensibilidade, reflexos e força e detalhamento da dor no histórico.

Em momentos de crise, é indicado ao paciente o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, a depender do quadro. Ainda, é eficiente para o alívio da dor a realização de compressas mornas no local afetado, o uso de pomadas e repouso em posições que relaxem o nervo, como a posição fetal.

Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa. Se o caso do paciente se encaixa em procedimentos cirúrgicos, a recuperação completa precisará de cerca de dois meses.

Exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, podem ser úteis na avaliação da coluna vertebral e ajudar a identificar o que comprime o nervo.

A compressão de nervos da perna (na coluna lombossacra) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

Infecções, incluindo infecções bacterianas, virais e fúngicas, também podem causar inflamação nos nervos. Condições autoimunes como lúpus e artrite reumatoide podem resultar em inflamação dos nervos devido ao ataque do próprio corpo.