Como cozinhar vagem congelada?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para branquear, cozinhe em água fervente por 2 minutos, escorra e coloque em água com gelo imediatamente. Dura no congelador por até 6 meses. Para descongelar: deixe cozinhar por alguns segundos em água fervente com sal ou utilize o produto congelado diretamente em sopas, cozidos ou tortas.

Lave a vagem e corte ou apare as pontas. Seque bem usando um papel toalha ou pano de prato. Colocar em um saco próprio para freezer e congele. Para preparar pegue o quanto for usar no saco e jogue direto na panela (sem descongelar).

Como usar a vagem congelada
É um alimento muito versátil! Você pode cozinhar, assar, saltear ou refogar.

As vagens podem permanecer no congelador até 12 meses, por isso recomendamos comê-las antes de que ultrapassem essa data. Uma boa forma de controlar isso é escrever em um papel a data do dia de congelamento, assim sabemos sempre quanto tempo falta antes de começarem a perder as suas propriedades.

Você pode preservar as vagens congelando-as para usar posteriormente. É fácil de fazer em casa e dá a você controle sobre a qualidade da alimentação de sua família. Veja este artigo como um guia para congelar vagens e fazer o melhor uso delas em três receitas deliciosas.

20 minutos

Cozinhar a vagem em uma panela comum por 20 minutos.

Para branquear, cozinhe em água fervente por 2 minutos, escorra e coloque em água com gelo imediatamente. Dura no congelador por até 6 meses. Para descongelar: deixe cozinhar por alguns segundos em água fervente com sal ou utilize o produto congelado diretamente em sopas, cozidos ou tortas.

No caso de vegetais cozidos, recomenda-se que sejam resfriados e secos, e mantidos por três a cinco dias na geladeira, pois a presença de água pode acelerar sua degradação.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

- Primeiramente, lave bem as vagens e corte as suas pontas. - Em seguida, encha uma panela com água com uma quantidade suficiente para cobrir as vagens. - Assim que a água ferver, adicione as vagens. - Quando a água ferver novamente, abaixe o fogo e deixe as vagens cozinhando por cerca de 4 minutos.

Para o congelamento, o ideal é usar verduras e legumes que passaram pelo processo de branqueamento. O tempo de fervura para cada legume varia conforme suas características. Por isso listamos o tempo recomendado de escaldamento em água fervente antes do choque térmico: Aipo – 3 minutos.

Embora alguns legumes – como a cenoura, mandioca, abóbora, espinafre, cebola e alho – possam ser levados ao freezer crus e sem quase nenhuma preparação, a maioria precisa passar por um processo chamado branqueamento antes de serem congelados.

Como Conservar: Mantenha na geladeira por no máximo 5-7 dias, após esse tempo vai começar a apresentar manchas, o ideal é manter em um saquinho plastico e não lavar até o dia que for usar, já que essas vagens não gostam de umidade.

Saúde muscular: é rica em magnésio, um mineral importante para o crescimento e fortalecimento dos músculos. Combate à anemia: fornece uma boa quantidade de ferro – mineral que atua no reforço do sistema imunológico, e também previne doenças como a anemia.

Ferva uma panela grande de água com bastante sal. Escalde o feijão verde por aprox. 2 min., em seguida, transfira para uma tigela com água gelada para parar o processo de cozimento.

Em síntese, branquear significa ferver rapidamente os vegetais e mergulhá-los em água super gelada. O procedimento interrompe a cocção dos alimentos, além de manter a vivacidade da cor e uma textura incrível. O consumo dos legumes branqueados pode ser imediato, ou posterior, utilizados em saladas, sopas e molhos.