O que é branquear os legumes?

Perguntado por: aferreira4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Em síntese, branquear significa ferver rapidamente os vegetais e mergulhá-los em água super gelada. O procedimento interrompe a cocção dos alimentos, além de manter a vivacidade da cor e uma textura incrível. O consumo dos legumes branqueados pode ser imediato, ou posterior, utilizados em saladas, sopas e molhos.

Branqueamento de alimentos: como fazer?

  1. Ferva o vegetal de 1 a 3 minutos. Para vegetais mais macios como repolho e brócolis o ideal é um minuto. ...
  2. Após a fervura mergulhe em água com gelo por 1 minuto para resfriar.
  3. Escorra bem e coloque em saquinhos bem fechados retirando todo o ar.

Para verduras e legumes, você deixará o ingrediente na água fervente por 3 a 5 minutos de acordo com o tamanho e rigidez do alimento, irá retirá-lo e o jogará diretamente em água bem gelada para resfriarem por 1 a 2 minutos – se necessário, água com gelo.

O branqueamento é um processo térmico de curto tempo de aplicação, com características de pré-tratamento, pois precede o início de outros processos de elaboração industrial. Esta operação desenvolve as seguintes ações: Produz a inativação de enzimas que afetam a qualidade dos produtos durante e depois do processamento.

O branqueamento de alimentos também pode ser utilizado para congelar batatas, berinjela, beterraba, milho verde, vagem, ervilha, pimentão, couve-flor, repolho e espinafre.

Os branqueadores a água quente convencional apresentam vantagem como, menores custos inicial e maior eficiência de energia do que branqueadores a vapor. As desvantagens são; maior consumo de águas e gastos para o tratamento de grandes volumes e efluentes diluído.

Existe uma técnica na culinária bem simples, chamada BRANQUEAMENTO! Essa técnica garante a qualidade nutricional e sensorial dos alimentos, além de aumentar a sua durabilidade em até 3 meses no freezer.

A técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e o sabor do vegetal. Ela é um pré-tratamento para que o alimento seja congelado e não perca suas características.

Faça o branqueamento da cenoura
Ferva uma panela de água. Adicione os pedaços de cenoura e deixe na panela por 3 minutos, no caso de cubos ou rodelas, ou por 1 minuto, se a cenoura estiver ralada. Cuide para não passar desse tempo, pois não queremos que a cenoura cozinhe.

O branqueamento consiste na imersão da batata em água fervente, durante um intervalo de tempo que pode variar de 30 até 180 segundos, com a finalidade de inativar as enzimas que causam o escurecimento enzimático do tubérculo. “Em seguida, a batata é imersa em banho de água fria.

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido. Para congelar esse alimento cru, é necessário fazer o processo de branqueamento; para congelar esse alimento cozido, é necessário deixá-lo com uma textura mais firme do que você está acostumado a comer, já que para descongelá-lo você irá levá-lo novamente ao fogo.

Faça o branqueamento da couve-flor
O branqueamento consiste em escaldar os floretes de couve-flor em água fervente e, em seguida, colocá-los em um banho de gelo para dar um choque térmico e evitar o cozimento do legume. Ferva uma panela de água. Adicione os floretes de couve-flor e deixe na panela por 2 minutos.

Depois de cozidos, é importante deixá-los escorrendo por um tempo para que a água não forme uma camada muito densa de gelo entre as partes. Em seguida, separe pequenas porções em sacos plásticos ou potes e pronto. Depois disso, é só organizar tudo no seu congelador.

Faça o branqueamento
Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente.