Pode congelar cenoura e vagem cozida?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Embora alguns legumes – como a cenoura, mandioca, abóbora, espinafre, cebola e alho – possam ser levados ao freezer crus e sem quase nenhuma preparação, a maioria precisa passar por um processo chamado branqueamento antes de serem congelados.

Para branquear, cozinhe em água fervente por 2 minutos, escorra e coloque em água com gelo imediatamente. Dura no congelador por até 6 meses. Para descongelar: deixe cozinhar por alguns segundos em água fervente com sal ou utilize o produto congelado diretamente em sopas, cozidos ou tortas.

Caso você já tenha cozinhado a cenoura e queira congelar as sobras, basta seguir as etapas de congelamento listadas a partir do pré-congelamento. Para descongelar, você pode aquecer rapidamente no microondas, cozinhar no vapor ou, ainda, descongelar na geladeira na noite anterior ou algumas horas antes do uso.

Lave a vagem e corte ou apare as pontas. Seque bem usando um papel toalha ou pano de prato. Colocar em um saco próprio para freezer e congele. Para preparar pegue o quanto for usar no saco e jogue direto na panela (sem descongelar).

Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.

Agora, tem salsão, brócolis, cenoura ameaçando estragar na geladeira? Não dê bobeira, congele! (a única exceção aqui é a mandioca: pode descascar, lavar e congelar assim que chegar em casa, para evitar que ela estrague.) Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos.

No caso de vegetais cozidos, recomenda-se que sejam resfriados e secos, e mantidos por três a cinco dias na geladeira, pois a presença de água pode acelerar sua degradação.

Para o congelamento, o ideal é usar verduras e legumes que passaram pelo processo de branqueamento. O tempo de fervura para cada legume varia conforme suas características. Por isso listamos o tempo recomendado de escaldamento em água fervente antes do choque térmico: Aipo – 3 minutos.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Congele até que queira usar.
As cenouras continuarão boas por até 9 meses no congelador. As cenouras durarão até 14 meses se você conseguir congelá-las em sacos plásticos selados à vácuo. Cenouras congeladas são mais apropriadas para pratos cozidos do cruas.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.