Como cortar o efeito do camarão?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

“Para reações mais leves, as medicações mais usadas são antialérgicos e corticoides injetáveis ou orais”, informa a alergista. Dessa forma, você pode afrouxar as roupas, especialmente calças e gravatas, e deitar a pessoa de lado, com as costas no chão, posição ideal para evitar sufocamento caso apresente vômito.

Ainda não existe cura para a alergia ao camarão. A reação alérgica ligeira pode ser tratada com medicamentos anti-histamínicos e corticoides para reduzir sinais e sintomas . Em caso de uma reação alérgica grave o paciente precisará de cuidados de emergência .

Na maioria das vezes a pessoa alérgica a frutos do mar e camarão vai ter que conviver com essa alergia a vida toda. Isso difere de outras alergias comuns na infância como alergia a leite e ovo que costumam melhorar com o tempo.

Os mais usados pelos profissionais de saúde são:

  • Corticoides (diminuem o inchaço do corpo)
  • Broncodilatadores (para tratar a falta de ar e dificuldade para respirar, evitando que as vias aéreas se fechem durante o episódio alérgico)
  • Adrenalina.
  • Antialérgicos (Fexofenadina, Desloratadina, Levocetirizina, Bilastina)

Os primeiros sintomas são coceira, inchaço nos lábios, pálpebras ou glote, tontura e falta de ar.

Dá para tomar o anti-histamínico antes de comer o fruto do mar? Os anti-histamínicos e corticoides são indicados apenas para controlar os sintomas da alergia. Em casos mais graves, de anafilaxia, são necessárias doses de adrenalina.

Clorfeniramina – Polaramine, Histamin. Prometazina – Fenergan.

Tosse, chiado, falta de ar; Dor abdominal, náusea, vômito, diarreia; Urticária e placas vermelhas na pele; Inchaço nas partes moles, como boca e olhos.

até 3 dias para alergias respiratórias. algumas horas ou até um dia para alergia alimentar (o início geralmente é imediato); reação imediata que pode durar de 30 minutos até uma hora (quando os sintomas aparecem depois de 24h, pode perdurar por semanas); de 4 dias até duas semanas para alergias cutâneas.

Na alergia alimentar esse processo ocorre quando o organismo reconhece incorretamente um alimento e substâncias que fazem parte da sua constituição, no caso do camarão como um elemento que causa um efeito adverso, tem se identificado uma proteína denominada de tropomiosina, sendo também seu alérgeno maior.

Loratadina é indicada para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos. Loratadina também é indicada para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.

Sintomas de alergia a frutos do mar
Urticária. Vômito e diarreia. Coceira intensa. Falta de ar.

A duração da intoxicação varia de acordo com cada paciente, podendo ser de um a dez dias. Nesse período, é necessário repouso e ingestão de muito líquido, para repor o que o corpo está perdendo por conta da diarreia e dos vômitos. Além disso, é recomendável consumir chás, mingau de maisena, banana, cenoura e sopas.

O paciente com intoxicação alimentar deve seguir uma dieta que ajude a diminuir os sintomas, os mais recomendados são:

  • Mingau de aveia;
  • Banana;
  • Cenoura cozida;
  • Arroz branco;
  • Chás (sem cafeína), deve-se evitar o chá preto, chá mate ou chá verde;
  • Batata cozida;
  • Frango cozido ou grelhado.

Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.