Como consultar processo trabalhista MS?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 3 votos

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS) disponibilizou o aplicativo "Justiça do Trabalho Eletrônica" (JTe), que permite às partes consultar seu processo pelo celular.

As consultas dos processos trabalhistas podem ser realizadas por meio do site do Tribunal Superior do Trabalho, que permite ao usuário realizar a consulta de várias formas, seja por CPF, CNPJ, número do processo ou até mesmo nome do responsável.

Para consultar seu processo trabalhista pelo CPF, primeiro acesse https://www.tst.jus.br/certidao e clique em emitir certidão. Após isso, informe o seu CPF ou CNPJ, repita os caracteres designados e clique em emitir certidão.

É possível consultar processo trabalhista pelo CPF através da internet, no site do Tribunal Superior do Trabalho pelas partes envolvidas no processo – a parte reclamada, reclamante ou advogados.

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Para verificá-las, uma boa dica é o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe), que pode ser baixado gratuitamente nas lojas oficiais de aplicativos (Google Play e App Store).

Acesse este link – https://pje.tjpe.jus.br/1g/ConsultaPublica/listView.seam. Digite seu CPF no box à esquerda e, em seguida, os caracteres para Pesquisar. Ao lado será exibida uma lista com os processos vinculados ao CPF.

3 anos

A Constituição Federal de 1988 prevê, dentre os direitos fundamentais individuais, a “duração razoável” do processo (art. 5º, LXXVIII). Contudo, o que vemos hoje, quando não há acordo entre as partes, são processos com durabilidade, em média de 3 anos.

Geralmente, o processo trabalhista é dividido em duas audiências: a inicial, usada para a tentativa de acordo; e a de instrução, quando são ouvidas as partes envolvidas e as testemunhas.

Acesse a Central do Processo Eletrônico, insira o certificado digital, preencha os dados e crie sua senha. A partir daí, o acesso ao sistema será por meio do seu CPF e da senha criada.