Quais os dois tipos de processos?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os três tipos de processos judiciais

  1. Processo de Conhecimento. O processo de conhecimento é o mais conhecido entre os tipos de processos judiciais. ...
  2. Processo cautelar. ...
  3. Processo de execução.

Tipos de processos

  • Processo de conhecimento;
  • Processo cautelar;
  • Processo de execução.

Processo é um conjunto organizado de atividades inter-relacionadas que visam atingir um objetivo específico, seguindo uma sequência lógica e definida. Ele é aplicado em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, direito, administração, economia, tecnologia da informação, logística, saúde, entre outras.

O "tipo de processo" no SEI é a categoria atribuída a processos, a fim de agrupar aqueles que tratam mesmo assunto e que apresentam classificação de assuntos, temporalidade para guarda específicas e níveis de acesso pré-definidos.

Eles se dividem em três tipos que interagem entre si: Processos Primários, Processos de Suporte e Processos de Gerenciamento.

Processos são sequências de atividades e tarefas ordenadas com o objetivo de se chegar a um resultado final esperado. Um exemplo de processo bastante comum é receita de um bolo.

Um exemplo bastante conhecido de processo é o de transformar uma matéria prima em produto final: esse é um exemplo de processo de produção. Ele é o que acontece nas indústrias.

Existem três tipos de processos organizacionais, são eles: primário, de apoio e gerencial. Abordaremos o funcionamento detalhado de cada procedimento na sequência do post. Continue lendo!

O que são processos operacionais? Todas as atividades de rotina que uma empresa desempenha podem ser categorizadas como processos operacionais: controle financeiro, vendas, organização de estoque, comunicação interna, etc.

O primeiro passo para saber como consultar processo judicial é saber em qual tribunal ele está tramitando (Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar). Depois é só acessar o site do órgão competente e ter em mãos: Número do processo; Nome completo de uma das partes envolvidas.