Como acabar de vez com a foliculite na virilha?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

A foliculite superficial pode ser tratada apenas com um sabonete antisséptico assim como a higienização do local afetado e das mãos, para evitar que a infecção se espalhe.

A foliculite na virilha costuma ser tratada logo na fase inicial, fazendo a higiene local com água morna e sabonete antisséptico, e mantendo a região sempre seca e nunca abafada, para respirar.

Geralmente, o tratamento recomendado para o tratamento da foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. Além disso, também recomenda-se o uso de loções calmantes para aliviar sintomas como coceira, além de cuidados caseiros, como evitar raspar a área.

Saiba quais em como fazer a depilação íntima corretamente.

  1. Fazer uma esfoliação antes. ...
  2. Fazer a depilação no banho. ...
  3. Usar creme de barbear para depilar. ...
  4. Depilar no sentido do crescimento dos pelos. ...
  5. Lavar a lâmina durante a depilação. ...
  6. Aplicar creme hidratante depois. ...
  7. Só usar a lâmina 3 vezes.

Entre as opções cientificamente comprovadas que ajudam a clarear a virilha estão o peeling, as medicações manipuladas e, principalmente, os procedimentos com laser.

Os profissionais mais indicados para prescrever um tratamento para foliculite vaginal são o ginecologista ou o dermatologista. Geralmente, esse tratamento é feito com dermocosméticos ou pomadas com ação anti-inflamatória.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Geralmente de quatro a dez dias.

Quando procurar por um dermatologista
Luann Lôbo, é indicado procurar um médico quando a foliculite não melhora com o uso de compressas ou medidas gerais de higiene. “Quadros com lesões mais extensas, mais numerosas, e que geram sintomas muito desconfortáveis também devem ser avaliados pelo médico”, explica.

Tratamento caseiro para foliculite
Uma das formas de aliviar a coceira e inflamação causadas pela foliculite é aplicar compressas mornas de água e sal. Para isso, aqueça a água, adicione sal, mergulhe uma toalha e, depois de torcê-la, coloque sobre a região afetada da pele.

Seja qual for seu método de depilação, esfoliar as áreas depiladas um pouco antes – cerca de três dias – pode ajudar e muito! Massagear suavemente o esfoliante vai eliminar as células mortas, controlar a oleosidade, liberar o folículo e, por consequência, diminuir os riscos do encravamento.

Ingredientes como camomila, óleo de coco e argila branca são excelentes opções naturais para clarear manchas antigas e evitar o surgimento de novas, além de serem facilmente encontrados em supermercados e lojas de produtos naturais.

A melhor alternativa para a área também é a depilação a laser, que não escurece a região e diminui o crescimento dos pelos com a frequência das sessões. As lâminas, nesse caso, são indicadas para momentos emergenciais ou de pressa, mas não apresentam resultados duradouros e podem causar coceira.

A foliculite na virilha pode ser causada por fatores como: depilação feita com lâmina ou até mesmo cera, que costumam provocar pelos encravados que em alguns casos evoluem para a foliculite; pelo atrito causado através do uso de calcinhas, calças e shorts apertados, além do calor e suor causados pelo abafamento de ...